A chegada do Papa à Mongólia anima os fiéis e os missionários

Notícias “de grande importância”, recebidas com “profunda alegria”. Um “sinal importante” para a Igreja na Mongólia, uma “comunidade jovem e pequena” que recebe hoje grande “encorajamento”, tanto por parte dos fiéis – cerca de 1.500 – como de dezenas de missionários. Com estas palavras, o Cardeal Giorgio Marengo, Prefeito Apostólico de Ulaanbaatar, expressa à mídia vaticana sua grande satisfação pelo anúncio da viagem apostólica do Papa à Mongólia, de 31 de agosto a 4 de setembro. será 43Para visita internacional de Francisco, depois da programada para Portugal no início de agosto.

Eminência, como recebeu a notícia da visita apostólica do Papa Francisco à Mongólia?

É de grande importância! Em primeiro lugar, saudamos esta confirmação oficial com profunda alegria e gratidão. Já recebi várias mensagens entusiasmadas de muitas pessoas, aqui na Mongólia, mas também de vários países do mundo. Muitos dizem: “Que boa notícia!”. E isso é realmente uma boa notícia. Esta viagem é, de fato, um sinal muito importante para a Igreja na Mongólia, um sinal da atenção e da proximidade do Santo Padre à nossa pequena e jovem comunidade. Já tínhamos consciência desta proximidade, porque o Papa sempre demonstrou uma particular consideração pelas periferias do mundo, como lugares privilegiados de testemunho. Mas a presença do Sucessor de Pedro ao nosso lado é um verdadeiro encorajamento para todos os fiéis e missionários.

Qual comunidade receberá o papa?

A Prefeitura Apostólica de Ulaanbaatar, que cobre todo o território do país, conta com cerca de 1.500 fiéis católicos locais, aos quais se somam os poucos estrangeiros aqui presentes a trabalho ou missões diplomáticas. A comunidade missionária é composta por 75 missionários e missionárias, representando 10 congregações religiosas e 27 nacionalidades. Uma comunidade decididamente internacional e muito variada. Há um total de 29 padres, incluindo 2 locais; 36 freiras, além de 6 freiras não sacerdotais e 3 missionárias leigas. Existem nove locais de culto oficialmente registrados. Grande parte do trabalho missionário assume a forma de projetos de promoção humana, apoiados também na pesquisa cultural e no diálogo inter-religioso. O falecido padre Stefano Kim Seong-hyeon, que morreu repentinamente na semana passada com apenas 55 anos de idade, esperando uma possível visita do Papa, disse-me que este seria provavelmente o único caso de uma Igreja particular na qual todos os membros individuais poderiam conheça o Santo Padre pessoalmente! Juntos, imaginamos que seria possível incluir todos os fiéis em uma única sessão de fotos com o Papa Francisco. A Igreja na Mongólia é uma Igreja pobre e pequena, somos poucos, não temos muitos recursos. Mas em comunidades pequenas, há um cuidado mútuo forte e significativo, e os laços que se formam entre as pessoas são marcados por um sentimento edificante de verdade e autenticidade. Isso significa que a confraternização, por exemplo, é muito espontânea, porque as pessoas querem o melhor umas para as outras! Há algo da Igreja primitiva. O que não quer dizer que não haja sentido da história. Formalmente, a Igreja na Mongólia nasceu nos últimos anos, mas num mundo em rápida mudança e num país com uma longa história atrás de si, onde podemos encontrar vestígios da presença cristã em determinados momentos. As pessoas que vêm nos visitar de fora costumam ser marcadas pelo que eu chamaria de “frescor espiritual”. Como missionário a serviço desta Igreja por vinte anos, posso testemunhar esse frescor.

Os cristãos mongóis são uma minoria. Qual é a relação com outras denominações?

A convivência inter-religiosa é um legado que vem de longe e tem suas raízes na política tolerante dos Khans mongóis (século XII, ed.). O cristianismo já era conhecido e praticado por volta do ano mil e o ideal é nos reconectarmos com essa tradição ancestral. No ano passado celebramos os primeiros trinta anos da presença efetiva da Igreja Católica no país nos tempos modernos. O diálogo inter-religioso faz parte da evangelização, não tanto como estratégia, mas como meio de testemunho da Igreja. A relação inter-religiosa é como uma amizade, uma história sempre baseada na confiança mútua e que se constrói ao longo do tempo. É viver experiências juntos, caminhar juntos. A noção de minoridade surge de uma observação externa, mas aqui não pensamos nestes termos, pensamos antes no modo de viver cada dia na fidelidade ao Evangelho.

Que frutos espera que a presença do Santo Padre produza para a Mongólia e a Ásia?

É importante que a Mongólia seja mais conhecida no mundo, justamente por sua riqueza cultural e religiosa, assim como por sua história. A visita do Santo Padre certamente ajudará a destacar a beleza desta terra e a nobreza de seu povo, guardiões de tradições muito profundas que sempre caracterizaram esta região da Ásia. Para a pequena comunidade católica, evidentemente, será um dom de especial graça, pensando no trabalho silencioso e fecundo de tantos missionários que deram a vida pelo Evangelho e continuam a fazê-lo, longe dos holofotes, pela única boas pessoas aqui presentes. O meu desejo é que esta viagem marque, portanto, uma nova etapa na construção de relações de confiança e amizade, nas quais o Evangelho seja verdadeiramente vivido e testemunhado.

por Deborah Castellano Lubov

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."