A derrota para a Inglaterra não doeu, Azzurrine venceu o Torneio de Desenvolvimento da UEFA em Portugal

Depois das duas vitórias fotocopiadas (2-1), ambas às costas, frente à Holanda e Alemanha, a seleção feminina sub-16 foi derrotada por 2-0 pela Inglaterra, no terceiro e último jogo do Torneio de Desenvolvimento da UEFA, em Portugal, porém venceu a prova disputada em Vila Real de Santo Antonio.

Uma estreia duplamente vitoriosa para Viviana Schiavi, a partir desta época à frente da mais jovem das selecções femininas, e para as suas filhas, que podem tirar grande satisfação da primeira experiência real no panorama internacional. E o que importa para o mata-mata contra os ingleses, os azzurrinos sendo punidos com dois gols de bola parada e aparecendo um pouco menos brilhantes do que nos dois primeiros encontros: “Certamente – confirma o técnico azulino – o terceiro jogo fechado de um ataque físico ponto de vista, ele foi ouvido, mas até hoje as meninas colocaram tudo o que tinham em campo e isso para mim é uma vitória. A maior satisfação é ver que em pouco tempo as meninas conseguiram virar um time, têm muito talento e tenho certeza que se continuarem jogando com o mesmo empenho com que enfrentaram o torneio, vão têm um futuro promissor”. Mesmo contra a Inglaterra, não faltou incentivo nas arquibancadas: “Além da presença de vários familiares – sublinha Schiavi – as meninas puderam contar com o apoio dos italianos que moram aqui no Portugal Têm sido fantásticos e agradecemos-lhes por estarem tão perto de nós nestes dias”.

O JOGO. A partida foi imediatamente animada, com uma chance para cada equipe nos primeiros sete minutos: primeiro Sabrina Nespolo voou por cima do chute de Parkinson, depois Rosanna Ventriglia acertou na trave a poucos passos de um escanteio. A Itália avança pela esquerda, onde a classe de 2008 Giulia Galli com suas corridas dá mais trabalho à retaguarda inglesa. Mas, aos 42 minutos, foi a Inglaterra quem fez o passe: o gol foi marcado pelo zagueiro Wellesley-Smith, do Oxford United, de longe o mais alto dos 22 jogadores em campo, que aproveitou todos os centímetros em escanteio e de cabeça em Nespolo. . Pela terceira vez em três partidas, a Itália perdeu, mas desta vez não encontrou forças para se recuperar.

No início do segundo tempo, Viviana Schiavi repensou o ataque ao inserir Benedetta Santoro e Alessia Guglielmini e precisou dos nove minutos finais para se tornar perigosa com um chute de pé direito de fora da área que finalizou próximo a ela. A Itália acelera o jogo e quase empata com Galli e Santoro, mas a força da Azzurra dá a vitória à Inglaterra. A meio da segunda parte, portanto, Giulia Mazzocchi, que tinha acabado de entrar, evitou o 2-0 ao mostrar uma excelente reflexão sobre o remate à queima-roupa de Maltby. Pouco depois, o guarda-redes azulinho falhou o timing da saída e teve de agradecer a Gaia Massa Boa, autor de boa defesa à entrada da baliza. Porém, o bis saiu no ar e voltou aos 77 minutos em cobrança de escanteio, com Jones chutando para a rede na frente do gol para encerrar o jogo. Mas é uma derrota indolor, o primeiro exame é aprovado com louvor.

*Resultados e classificação do Torneio de Desenvolvimento Feminino Sub-16 da UEFA

Primeiro dia (quarta-feira, 1º de fevereiro)
Holanda-ITÁLIA 1-2
Alemanha-Inglaterra 2-2 (4-3 guias)

Segundo dia (sexta-feira, 3 de fevereiro)
Holanda-Inglaterra 2-1
Alemanha-ITÁLIA 1-2

Terceiro dia (segunda-feira, 6 de fevereiro)
ITÁLIA-Inglaterra 0-2
Alemanha-Holanda 4-1

Classificação: ITÁLIA 6 pontos, Alemanha 5, Inglaterra 4, Holanda 3.

*3 pontos por vitória no tempo regulamentar, 2 por vitória nos pênaltis, 1 por derrota nos pênaltis

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."