A nova Yamaha M1 está pronta para a guerra e quem diz que é sempre igual não vê a corrida – MOW

Nova libré, apesar dos que não acreditaram nela. E proporções fortemente revisadas, sinal de que o Japão trabalhou muito. A nova Yamaha M1 é uma clara mudança em relação aos últimos anos e era exatamente isso. Mas agora claramente há a maior prova

Papresentado em Jacarta às 04:00 hora italiana, a nova Yamaha M1 é a primeira MotoGP a ser revelada ao público para a temporada de 2023. Basta um primeiro olhar para perceberem comparação com a versão de saída, os engenheiros japoneses e Aldo Drudi, a quem foi confiado o design gráfico, quiseram marcar a diferença com o modelo de saída. A nova moto é maior, diferente e agressiva, começando pela pintura de camuflagem enriquecida com toques de cinza.

Como a pintura da Yamaha M1 mudou

eupara a versão anterior, adotada sem grandes transtornos desde 2019, azul e preto combinados realçando juntos patrocinador principal Monster Energy, resta. Na época, Valentino Rossi disse que estava feliz com as combinações de cores como torcedor do Inter. Anteriormente, no entanto, A Yamaha costumava usar um azul mais claro, por outro lado, o patrocinador era diferente (Movistar) e a moto parecia “mais macia”, como se traçasse seu caráter. Voltando, chegamos à Yamaha dos anos de Rossi e Lorenzo, quando o azul se misturava ao branco, e antes disso – já que as tabacarias regulamentavam as cores das bicicletas – o A Yamaha correu toda vestida de vermelho, com grandes letras Marlboro nas laterais e Max Biaggi no volante. Por outro lado, em Iwata, sempre estiveram ligados ao vermelho, com o qual competiu (e venceu) também Giacomo Agostini.

Qesta farda, Vermelho e branco, também é oferecido hoje em grande parte da faixa de rodagem e foi tema de mais de uma edição festiva. Embora a Yamaha mais icônica da história seja provavelmente a blocos de velocidadedirigido entre outros pelo “Rei” Kenny Roberts: amarelo, preto e poesia. Para 2023 o Yamaha YZR M1 parece mais moderno e raivoso, tanto que achamos que teria agradado Maverick Vinales, que há muito usa o cinza para seus gráficos pessoais. A mensagem para o mundo das corridas, graças a uma maior afinidade com o patrocinador principal, é bastante clara: esta não é a moto suave que todos andam com uma mão, é um concentrado de tecnologia bélica desenhada para vencer.

Como a moto mudou tecnicamente: mais ar e mais potência?

PARA passar pela transformação mais óbvia na moto, são as proporções: a nova M1, em suma, é simplesmente maior e mais arredondada que a versão anterior. A carenagem dianteira é mais larga e plana, ainda mais agressiva, assim como as carenagens laterais que parecem mais generosas e beneficiam de uma aerodinâmica avançada. Isso, é claro, sugere que, ao contrário de algumas especulações tímidas em Iwata, eles insistem no quatro em linha, porque um motor de arquitetura V4 permitiria reduzir as dimensões laterais. Por outro lado, até o algodão aparece mais generoso e arredondado, provavelmente com o objetivo de melhorar a aerodinâmica geral do veículo. Passando para os detalhes, uma entrada maior se destaca na frente, sugerindo que o motor estará disponível mais ar para pressurizar a caixa de ar e desenvolver poder. Merecem destaque também as tampas dos discos de carbono e o para-lama traseiro perfurado – peças que provavelmente serão utilizadas em circunstâncias especiais – além de um quadro ligeiramente revisado e um tanque aparentemente mais quadrado, ao contrário do resto da moto.

Dizer que esta Yamaha M1 ainda é a mesma moto tirando o autocolante Beta na carenagem frontal, seria, no fim das contas, nada menos que uma distração: num MotoGP feito de detalhes, ninharias e centésimos de segundo, o trabalho de inverno da Yamaha parece no mínimo importante. De qualquer forma, não teremos as primeiras indicações da pista até a segunda semana de fevereiro, quando os pilotos voam para Sepang para iniciar os testes de inverno. Motoristas que, por sua vez, insistiram muito nas evoluções de sua nova ferramenta de trabalho.

Palavras de Fabio Quartararo: “a nova pintura é uma boa mudança”

“Minhas férias de inverno não correram como planejado porque machuquei a mão durante o treino de motocross, mas continuei trabalhando sem parar. Fiz muito cardio para garantir que estou 100% apto para a temporada de 2023. Minha lesão na mão também está totalmente curada agora, então me sinto pronto para lutar pelo título novamente. Temos a nova pintura camuflada, que é uma boa mudança. Eu gosto do novo visual, e é bom mudar um pouco. mas o mais importante, mal posso esperar para começar a dirigir novamente. Estou muito curioso para testar a YZR-M1 2023 em Sepang. Vamos trabalhar duro nesta temporada, como sempre fazemos. Aprendemos muito em 2022 e agora só quero lutar pelo título novamente. Meus fãs me apoiaram muito, me mandando muitas mensagens durante o inverno. Fico feliz em vê-los de volta aos trilhos nesta temporada. Nós vamos nos divertir !”

Franco Morbidelli: “Vamos começar de novo, com um novo visual”

“Começamos hoje de novo, com um novo visual (dela também, nota do editor). Tudo voltou a zero e tudo é possível nesta temporada, então é uma perspectiva empolgante. Terminamos 2022 com um sentimento melhor. Agora, é importante fazer um bom trabalho nos próximos testes de inverno, por isso estaremos prontos para começar a temporada em março com a primeira corrida em Portugal. é uma mudança positiva porque é algo que os fãs irão apreciar. Quero agradecer aos fãs indonésios que vimos na reunião de revendedores hoje por seu apoio. Seu entusiasmo nos deu energia, mal posso esperar para começar a temporada de 2023 no melhor maneira possível”.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."