A presidência francesa do Conselho da UE é tomada e é imediatamente o derby com a Itália

Paolo De Castro e Julien Denormandie

No Parlamento Europeu, um confronto estreito entre o Presidente do Conselho Agrícola Julien Denormandie e Paolo De Castro sobre a reciprocidade no respeito das regras de sustentabilidade, Nó Nutriscore, desregulamentação na proteção da tipicidade agroalimentar, discriminação do vinho com políticas que não não discernir passo entre uso e abuso de álcool , dimensão social da PAC

De 1 de janeiro a 30 de junho de 2022, depois de Portugal, cabe à França assumir a presidência rotativa do Conselho da União Europeia.

A presidência do Conselho da União Europeia é exercida alternadamente pelos Estados-Membros da União Europeia por um período de seis meses.

E o derby Itália-França aconteceu imediatamente no Conselho Agrícola. O coordenador S&D da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu e ex-ministro Paulo de Castro aliás, falou hoje durante a sessão consagrada ao debate sobre as declarações do Ministro francês da Agricultura Julien Denormandie sobre as prioridades da Presidência francesa.

Pontos quentes na mesa da presidência francesa

Isso foi relatado pela agência Agrapress indicando como De Castro falou:

• dimensão social da PAC,
  • indicações geográficas,
  • promoção,
  • reciprocidade com Estados não membros da UE,
  • vinho/problema de saúde,
  • rótulo nutriscore.

Batismo da dimensão social

De Castro começou por agradecer a Denormandie por ter “sido o primeiro Ministro da Agricultura a anunciar oficialmente a aplicação da dimensão social da PAC a partir de 1 de janeiro de 2023”.

Tipicidade e promoção

Sobre a questão das indicações geográficas e da promoção, o nosso representante em Estrasburgo sublinhou bastante o risco “de assistir ao desmantelamento de dois dos maiores êxitos da política europeia para os nossos agricultores”.

Leia sobre isso

A tipicidade se tornará uma marca industrial?

Competitividade e conformidade com as novas regras

Quanto à reciprocidade, De Castro lembrou que “quanto mais queremos ser exigentes em termos de ambiente e bem-estar animal, maior deve ser o respeito por esta escolha por parte de quem entra na UE com os seus produtos”.

Em relação ao vinho, De Castro explicou que “não querer distinguir entre consumo de álcool e abuso de álcool é um erro que vamos tentar corrigir” enquanto no Nutriscore salientou que o risco é favorecer a promoção de “sobre-transformados e hiper- transformado”. produtos “processados”.

A resposta do ministro francês

Em sua resposta, Denormandie geralmente acolheu as observações de De Castro.

“A dimensão social é um aspecto importante do qual me orgulho – especificou”.

Sobre a promoção, o presidente rotativo do conselho de ministros da agricultura argumentou que os regulamentos, por sua própria natureza, não podem ir contra os produtos.

Sobre a reciprocidade, Denormandie lembrou que a primeira batalha será “o estabelecimento de regras especulares sobre antibióticos de crescimento na alimentação do gado”. “Um tema – sublinhou – sobre o qual o Parlamento Europeu já se pronunciou em 2018, obrigando assim a Comissão a agir com firmeza neste ponto”.

Acordo entre França e Itália, e não poderia ser de outra forma, contra a criminalização do álcool no vinho enquanto no Nutriscore Denormandie, após informar que não havia sido discutido novamente no último Conselho de Agricultura, afirmou que “não faz sentido para os Estados intervenham nestas questões com os seus próprios regulamentos, se isso não for feito a nível europeu”.