A recuperação com a Espanha não é suficiente, mas vamos nos agarrar a tudo

Oito dias atrás, a Suíça havia se aproximado da terceira edição da Liga das Nações com a ambição não muito velada de almejar uma passagem para a praça dos ases no próximo ano. Às vésperas da última rodada do primeiro bloco de partidas (as duas últimas serão disputadas em setembro), os objetivos da Cruz Vermelha mudaram radicalmente: agora só está em jogo a salvação da Liga A. Parece difícil de alcançar , ainda mais depois da derrota contra a Espanha na noite de quinta-feira em Genebra. Estão agora quatro pontos atrás da República Checa – graças à infeliz derrota no jogo inaugural em Praga – e não é preciso calcular que no domingo contra Portugal (também em Genebra), a vitória n não é apenas esperada, mas até obrigado. No caso de outro revés, a permanência na categoria mais prestigiada passaria de um resultado útil na Espanha e da vitória no jogo decisivo em casa contra os tchecos.

Aos olhos da ASF, o rebaixamento representaria um desastre, poucos meses antes da Copa do Mundo no Catar, mas também pelas consequências que teria no desenvolvimento da equipe (adversários menos prestigiosos e atraentes) e no futuro europeu. classificação. Tendo em conta o que vimos durante estes três primeiros jogos, a Ligue B representa um perigo real, já que os desafios com a República Checa foram pobres em conteúdo. Portugal e Espanha. Esta seleção, incapaz de produzir partidas, mas muito boa em chutar no próprio pé com erros defensivos pagos em ouro, aparece como uma cópia pálida daquela que, há pouco mais de seis meses, havia rasgado a passagem do Catar para a Itália , vá a Roma para jogar uma primeira meia hora de grande personalidade. Muitos elementos aparecem em condições físicas precárias e a magia do Olímpico parece ter evaporado. Os rumores (e algo mais) relativos a desavenças internas entre alguns senadores e Murat Yakin certamente não ajudam a acalmar um clima que terá de ser esquecido na noite de domingo – num estádio muito mais cheio de lusitanos do que parece. Quinta-feira – a figura feia de uma semana atrás.

Apesar de uma defesa que deu a maioria dos sete golos sofridos e à qual só Akanji parece capaz de dar ordens, um meio-campo que filtra com dificuldade e desprovido de direção real e um ataque que só foi para a rede apenas uma vez em 270′ (mas que por outro lado desperdiçou algumas oportunidades), a segunda parte do jogo frente aos ibéricos mostrou a cara – embora ainda mais magra – daquela que tinha sido a selecção nacional de 2021. Da primeira à última sempre abaixo do seu possibilidade, mas sempre fora do casulo em que parecem presos. Contra a Espanha, Murat Yakin mudou de forma no segundo tempo de 4-3-3 para 4-2-3-1, mas não foi a primavera que fez os Rossocrociati olharem para cima, que mostraram que mudaram de ideia. atitude desde a primeira bola do segundo tempo. Em suma, não foi suficiente para garantir o sexto empate contra as Fúrias Vermelhas, mas representa a única linha de vida a que se pode agarrar. Para apaziguar o clima, a Suíça precisa de uma vitória, ainda melhor se for de prestígio.

Do lado da formação, esperamos uma oportunidade para os residentes do Ticino Gavranovic e Bottani, mas Yakin deve também dar lugar aos dois enxertos dos Sub-21, Leonidas Stergiou e Zeki Amdouni, dois jovens que poderão assim ligar definitivamente o seu destino ao do seleção nacional rossocrociata.