Aise.it – ​​Agência de imprensa estrangeira internacional

LISBOA \ confortável \ – EU’Embaixada da Itália em Lisboa comemorado em dia mundial dos oceanos com um webinar intitulado “Economia azul – Um mar de oportunidades para as relações Itália-Portugal“. O objetivo da iniciativa foi apresentar os desafios e oportunidades relacionados com o mar de forma a promover o desenvolvimento de negócios e investimentos entre os dois países neste setor.
O evento, aberto pelo Embaixador da Itália em Lisboa, Carlos Formosa, destacou a importância de combinar a economia verde com a dimensão da economia azul para garantir um futuro sustentável, destacando o papel central dos mares para a saúde do planeta. Antecipando alguns dos temas que serão discutidos na Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, a realizar em Lisboa a partir de 27 de junho, os discursos reafirmaram a importância dos mares para todos os sistemas económicos e sublinharam a urgência de adotar uma abordagem global baseada nos princípios da sustentabilidade, promoção da investigação científica e segurança marítima para fazer face às ameaças cada vez mais graves que comprometem a sua sobrevivência.
O webinar foi criado em colaboração com a Câmara de Comércio Italiana para PortugalEU’ICE – Agência e a Centro de Investigação da NOVA Ocean University; participaram mais de 150 empresas italianas e portuguesas. Entre os presentes, o Secretário-Geral do Ministério da Economia e do Mar português, João Roloe o Presidente da Câmara de Comércio Portuguesa, Santi Cianci. (fácil)