Alemanha quer comprar Leopardos suíços fora de uso

A Alemanha gostaria de comprar os tanques Leopard 2 atualmente desativados do exército suíço para substituir aqueles que Berlim e outros países da UE forneceram à Ucrânia. A venda exigiria aprovação parlamentar.

O ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, e o ministro da Economia, Robert Habeck, pediram em uma carta à conselheira federal Viola Amherd para revender o Leopard 2s do exército suíço ao armeiro alemão Rheinmetall.

A carta é datada de 23 de fevereiro, um porta-voz do Departamento Federal de Defesa, Proteção Civil e Esportes (Ddps) comunicou ao Keystone-Ats, confirmando informações do Blick do dia.

A transferência dos tanques para a Ucrânia não vai acontecer, acrescentou o porta-voz, garantindo que o destino final dos armamentos será a Alemanha ou um dos parceiros da NATO e da União Europeia. Os tanques serão usados ​​para substituir os já entregues à Ucrânia e para melhorar o fornecimento de peças de reposição.

Possível venda de acordo com o exército

Do ponto de vista dos militares suíços, um número limitado de tanques pode ser removido com base em esclarecimentos preliminares, desde que o parlamento os desmantele, de acordo com o documento de posição.

Em uma resposta de 1º de março, a ministra da Defesa, Viola Amherd, informou à Alemanha que não havia decisão parlamentar sobre um desmantelamento formal. As discussões sobre este assunto estão atualmente em andamento no Parlamento. Ele não pode antecipar nenhuma decisão parlamentar.

O Conselho Federal pretende se pronunciar sobre o assunto em período de perguntas nas câmaras federais na segunda-feira.

Rejeitado pela Comissão

O comércio de material bélico no contexto da guerra na Ucrânia é uma questão política muito delicada em uma Suíça oficialmente neutra. No início de fevereiro, a Comissão de Política de Segurança do Conselho dos Estados rejeitou claramente tal pedido.

A Comissão rejeitou, por 8 votos a 2, uma proposta de iniciativa de um membro privado que visava desmantelar e depois devolver à Alemanha um máximo de 30 dos 96 actuais tanques Leopard pertencentes ao exército suíço e actualmente desactivados.

A maioria da Comissão queria manter esses tanques como reserva estratégica. A minoria viu nos tanques uma oportunidade de contribuir para a segurança europeia.

O Leopard 2 de quatro lugares é um tanque pesado de fabricação alemã. É produzido em massa desde 1978. Existem muitas variantes. Entre 1987 e 1993, a Suíça introduziu aproximadamente 380 “Leos” nas tropas. Durante esse tempo, o exército vendeu dezenas de veículos para a Alemanha e o Canadá.

A Ucrânia vem se defendendo da invasão russa há mais de um ano. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez vários apelos à comunidade internacional para fornecer a ele caças e tanques. A Ucrânia receberá 18 tanques Leopard 2 modernos do estoque do exército alemão.

Em cooperação com os países parceiros – Suécia e Portugal – a Alemanha deseja fornecer à Ucrânia um moderno batalhão de tanques Leopard 2, composto por 31 tanques. A Polônia coordena outro batalhão com tanques mais antigos do tipo Leopard 2.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."