Almanaque de 26 de janeiro: santo, aniversários e recorrências

Do assassinato do jornalista Mario Francese ao trágico acidente que matou o astro Kobe Bryant: o almanaque de hoje com santos, aniversariantes, aniversariantes e aniversariantes do dia.

o 26 de janeiro é o 26º dia do calendário gregoriano e faltam 339 dias para o final do ano que acaba de começar: aqui está o almanaque do dia com os santos, aniversariantes, aniversários e datas para recordar.

O que se comemora no dia 26 de janeiro: santos e aniversariantes

O santo do dia 26 de janeiro é São Geminiano de Modena, mas a Igreja Católica também se lembra de mim Santos Timóteo e Tito (bispos e discípulos de São Paulo) e Santa Paula Romana.

Na Itália, 26 de janeiro é o dia Dia Nacional de Memória e Sacrifício dos Alpini. Além disso, no mesmo dia, comemoramos odia da austráliaem memória do desembarque do Primeira Frota no porto de Sydney no Dia do Patrimônio Cultural Japão e Dia da República em Índia.

Aniversários e aniversários

eles são diferentes eu nascermos de 26 de janeiro, que, portanto, comemoram seu aniversário nesse dia no final de janeiro. Entre eles: Conrado Augiasjornalista, escritor e apresentador de televisão; Daniel Luttazzicomediante italiano; José Mourinhoex-jogador e treinador português; Pierre Saganciclista eslovaco; Alessandra SensiniAtleta italiano e campeão de windsurf; Nadia UrbinatiCientista político e jornalista italiano naturalizado americano; Ivan ZazzaroniJornalista esportivo italiano e personalidade da televisão.

Recordamos também os aniversários de falecimento de mario francesjornalista italiano e vítima da máfia, e Kobe Bryantcampeão de basquete que morreu em um trágico acidente no início de 2020.

Aconteceu hoje, 26 de janeiro

447: Um terremoto derruba a Long Wall of the Chersonese e danifica Constantinopla.

1531: Um forte terremoto e um tsunami atingiram Lisboa. Milhares de vítimas.

1699: O Tratado de Karlowitz marca o início da nova paz entre a Santa Liga (Papa Inocêncio XI, Espanha, Portugal, Comunidade Polaco-Lituana, Génova, Veneza, Grão-Ducado da Toscana e Sabóia) e o Império Otomano.

1838: Tennessee promulga a primeira lei de proibição nos Estados Unidos.

1924: Petrogrado (hoje São Petersburgo) torna-se Leningrado em homenagem a Vladimir Ilyich Ulyanov (Lenin), que morreu dois dias antes.

1950: Em 26 de janeiro, a Índia promulga sua constituição republicana e celebra a posse de seu primeiro presidente, Rajendra Prasad.

1979: O jornalista siciliano Mario Francese é morto em Palermo. Conhecido por ter revelado os “segredos” de Toto Riina e dos Corleonesi, então à frente da Cosa Nostra, foi vítima da máfia.

1986: Golpe em Uganda: Yoweri Museveni torna-se o novo chefe de Estado.

1988: Antes do famoso musical O fantasma da ópera Na Broadway.

1991: Um golpe na Somália derruba o governo de Mohammed Siad Barre, que governava o país desde 1969.

1994: Silvio Berlusconi anuncia o início de sua carreira política.

2009: Um motim irrompe em Antananarivo, Madagascar, e uma crise política começa.

2020: lenda da NBA Kobe Bryant ele morre em um acidente de helicóptero com sua filha Gianna e outras 7 pessoas.

Foto de arquivo

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."