Crítica do episódio 1 da 5ª temporada de Arrow: o grande retorno de Oliver não está isento de problemas

Sério, cara ... pare de matar pessoas.

A seta verde na seta s05e01, The CW

Tudo bem, vamos abordar o grande elefante verde na sala: a última temporada de Flecha não foi exatamente amado universalmente, por críticos ou fãs.

Enquanto O Flash permaneceu, na maior parte, um queridinho crítico, seu irmão mais velho foi evitado por alguns por se desviar de suas raízes no nível da rua - Oliver Queen não é Stephen Strange quando se trata de ser um mestre das artes místicas.

netflix me diga quem eu sou
História Relacionada

Enquanto isso, o assassinato de Laurel Lance foi um movimento altamente polêmico - mesmo se, por todas as contas, ela aparecer 'viva e bem' nesta temporada (o que levanta a questão: por que desligá-la afinal?).

Ter Oliver executando o Grande Mau do ano passado, Damien Darhk, foi outra decisão narrativa estranha. Parecia que os escritores haviam se encurralado - Darhk era simplesmente muito poderoso, nenhuma célula poderia segurá-lo, então ele teve que cair quase dois metros abaixo.

Mas fazer com que Ollie fizesse o feito foi um grande retrocesso em sua jornada de personagem de assassino de sangue frio a herói das pessoas - um arco que, afinal de contas, deveria ser Flecha força motriz.

O final da última temporada tentou de forma desajeitada apresentar Ollie como um homem incapaz de seguir em frente de um passado assassino e o salvador da cidade, com multidões o aplaudindo quando ele se tornou prefeito.

Mas ... não vamos escrever Flecha desligado ainda. Lembram-se de como foi boa a segunda temporada, rapazes? Além disso, a equipe criativa já insistiu que este quinto ano verá um retorno às raízes mais corajosas do show. (Corajoso para os padrões do CW, de qualquer forma.)

Então 'Legacy' faz jus ao, bem, legado, ou ele leva este show que já foi grande para ainda mais longe dos trilhos?

Continuamos com o Time Arrow ainda dilacerado: Diggle está de volta ao serviço militar e, enquanto Thea ainda está por aí ajudando Ollie em seus deveres de prefeito, ela acabou com a vida como combatente do crime fantasiado.

Laurel, é claro, está morta (pelo menos por enquanto) e recebe uma estátua ofensivamente ruim erguida em sua homenagem. Sério, a coisa parece uma recriação nada lisonjeira em chocolate.

está sempre ensolarado, não no netflix

Mas, queira ele ou não, Oliver ainda tem muita ajuda em sua missão - com vigilantes inspirados no Arqueiro Verde inundando as ruas.

Speedy e Oliver Queen em Arrow s05e01 The CW

Ollie está negando sobre a necessidade de uma nova equipe. Ele está convencido de que Dig estará de volta, que Thea colocará seu traje Speedy de volta, e ele até quer que seu rival Quentin Lance volte a se juntar às fileiras.

Mas desde que Lance aflito foi demitido de seu emprego como capitão da polícia, ele se separou de Donna Smoak e voltou para o fundo da garrafa, com SCPD agora cheio de corrupção em sua ausência.

É como Gotham City aqui em cima, com policiais corruptos e bandidos correndo soltos ao lado de todos os vigilantes, e um dos maiores pontos positivos em 'Legado' éa introdução de Mortos-vivos Chad L Coleman como Tobias Church.

Um gângster brutal com voz de cascalho, Church usa espanadores, não totens mágicos, para fazer negócios - no nível da rua, baby - e sequestra Oliver como sua primeira declaração de intenções.

Tobias Church e Oliver Queen em Arrow s05e01, The CW

Cabe a Quentin e Thea salvá-lo. Eles não são um par que vimos muito antes, embora talvez devêssemos ver mais deles, porque Paul Blackthorne e Willa Holland impressionam em uma troca emocional que vê esses dois heróis se submeterem a uma vida de auto-sacrifício.

(Blackthorne em particular é o herói não celebrado desta série. Seu personagem poderia facilmente ter sido descartado na primeira temporada como um antagonista unidimensional, mas em vez disso ele se tornou um dos personagens mais complexos da série e um dos aliados mais próximos de Ollie .)

Para salvar Star City, Ollie tem que aceitar a ajuda deles, escolhendo uma pequena lista de policiais honestos para liderar uma nova unidade anti-crime e recrutando uma nova equipe de cruzados fantasiados.

Então, parece que o compromisso de voltar ao básico não era uma promessa vazia: fechamos 'Legacy' com dicas sobre uma nova equipe de vigilantes (sem energia) que serão colocados contra um sindicato do crime organizado ... E um novo arqueiro que, à primeira vista, não tem habilidades mais aprimoradas do que as de Oliver.

Haverá um incrível 2
O novo Dark Archer em Arrow s05e01 The CW

Mas nem tudo está consertado: Flecha A moral de ainda está confusa, com Oliver matando qualquer vigarista que olhe para ele da maneira errada.

Suas experiências com Darhk e a perda de Laurel convenceram nosso herói de que ele tem que matar para manter a cidade segura e, embora você possa ver como os escritores acabaram aqui, essa não é a história que nos foi prometida.

O show ainda reconhece o problema quando Theadiz a seu irmão: 'Colocar a matança de volta na mesa é um grande retrocesso' - uma frase que você suspeita ter sido proferida em uma reunião na sala de escritores em algum momento.

Ainda assim, embora 'Legacy' não seja bem Flecha de volta ao seu melhor, ele ajuda a resolver alguns (senão todos) os maiores problemas do ano passado. E esta é apenas a primeira semana. Dê um tempo e teremos a confiança de que o Arqueiro Esmeralda estará de volta ao alvo.

O universo DC TV explicou: como Flash, Supergirl, Arrow e Earths 1-3 se encaixam