As instalações de luz no parque da Fundação de Serralves

Elétrico, fluorescente, estroboscópico, hipnótico: o espetacular trilho noturno de luz que serpenteia ao longo de três quilómetros no Porto Park é uma experiência a não perder.

Só depois de escurecer, para quem quer se maravilhar, o parque urbano de Serralves, no Porto, assume o aspecto de um local de sonho. Para a segunda edição, o importante e cosmopolita centro cultural de capital do norte produzido por Philippe Vergne oferece aos cidadãos e turistas Serralves em luz, um poderoso projeto site-specific que explora e valoriza o rico património natural representado pelos 18 hectares de espaços verdes da Fundação de Serralves. Inspirado nas forças e elementos da natureza, o diretor artístico Nuno Maya, em conjunto com a equipa de Serralves, inseriu no parque vinte e cinco instalações de luz que dialogam com ele em continuidade ou em contraste, muitas vezes abrindo espaço para a interação com o público. A jornada sensorial conta com a colaboração de designers de iluminação de classe mundial e, por meio do uso de múltiplas fontes de luz e elaborações tecnológicas, cria variações estéticas e sensoriais de elementos naturais iluminados, criando ambientes imersivos por meio do uso de luzes LED, lasers, fios eletroluminescentes, sensores de movimento interativos, projeções de vídeo.

Serralves em Luz, Vistas da instalação na Fundação de Serralves, Porto (Portugal), de 22 de junho a 31 de outubro de 2022, Fotos © André Delhaye

OS PROTAGONISTAS DA INSTALAÇÃO DE LUZ NA FUNDAÇÃO DE SERRALVES

O longo passeio noturno do edifício principal, o Museu de Arte Contemporânea projetado por Álvaro Siza, com um jogo dinâmico de efeitos perceptivos em puro estilo ótico, mas continua a mudar de signos nos canteiros de roseiras, transformados num delicado e sugestivo ambiente envolvente: o traço comum a todo o percurso é o jogo de luzes, mas a variedade de efeitos, soluções, atmosferas criadas tornam cada passo surpreendente. Com efeito, deparamo-nos com diferentes personalidades: a tecnológica e interactiva do Coletivo OLAB que liga o movimento dos projetores ao do público (uma das instalações faz parte do “promenade des cimes”, uma estrutura permanente de passarelas elevadas para passear no alto da folhagem), o visionário do labirinto de arbustos e flores amontoados gigante de Sophie Guyoto contemplativo dos círculos de luz de Tamar Francko onírico e hipnótico das esferas giratórias de Azulejo Sépicoaquela criada em diálogo com os edifícios do parque, como o videomapping da fachada da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, realizado nos laboratórios pedagógicos do Serviço Educativo Ambiente, e sobretudo a espantosa transformação cromática da Casa de Serralves, um exemplo único de arquitetura déco e o coração de todo o complexo.

Joan Mirò, Signs and figurations, Installation views at Serralves Villa, Fundação de Serralves _ Museu de Arte Contemporânea, Porto (Portugal), de 08 OUT 2021 a 02 OUT 2022, fotos © Filipe Braga

A EXPOSIÇÃO DE JOAN MIRÓ EM PORTUGAL

Uma olhada nas janelas da vila é uma surpresa adicional, já que algumas obras-primas de Joan Miró: se à noite o protagonista absoluto é a maravilha luminosa, durante o dia é certamente Sinais e figuras, notável retrospectiva sobre o mestre catalão composta por obras do acervo da Câmara Municipal do Porto, organizada por Robert Lubar Messeri, patente até 2 de outubro. No seu abundante programa de verão, no entanto, Serralves não se limita a celebrar a beleza e a história da arte, mas confia os seus espaços à pesquisa com várias outras exposições de produções contemporâneas, oferecendo assim, a par da coleção permanente, um ponto de referência incontornável para arte em Portugal.

Valéria Carnavali

Porto // até 15 de outubro de 2022
Serralves em luz
FUNDAÇÃO DE SERRALVES
R. Dom João de Castro 210

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."