As primeiras rachaduras se abrem na testa do falcão. Áustria tem dúvidas: “Cuidado com as taxas de juro”

Uma pequena rachadura na parede de vidro do Banco Central Europeu. É assim que podemos interpretar as palavras do governador do banco central austríaco, Robert Holzmann (na foto), um dos “falcões” da Eurotower com o alemão Joachim Nagel, o holandês Klaas Knot e o belga Pierre Wunsch. “O que nos interessa é lutar contra a inflação”, disse, acrescentando que “se a deflação ou a redução da inflação começar devido à crise de liquidez, o banco central não ‘não precisaria mais aumentar as taxas ou poderia subi-las de forma mais gradual ‘. Até ontem, Holzmann era um fervoroso defensor do aperto monetário com aumentos sucessivos de 50 pontos-base para reduzir as taxas para 4,5% dos atuais 3% até o verão. Os acontecimentos no Silicon Valley Bank e no Credit Suisse devem tê-lo convencido do contrário. Afinal, até a presidente do BCE, Christine Lagarde, disse ao Parlamento Europeu que “as futuras decisões de política monetária terão em conta as tensões financeiras” causadas pelas recentes crises bancárias que, por mais fortes que sejam os bancos europeus, mecanicamente impõem restrições ao acesso ao crédito.

Prova disso é o arrependimento de Holzmann que, hoje como hoje, não confirmou a esperança de duas semanas atrás (“quatro altas consecutivas porque a inflação não está caindo o suficiente”). É, portanto, provável que a frente moderada liderada pelos italianos Fabio Panetta (membro italiano do executivo do BCE) e Ignazio Visco (governador do Banco da Itália) e composta pelos primeiros bancos centrais da Espanha (Hernández de Cos), Portugal (Centeno) e Grécia (Stournaras). Fundamental, nesta fase, é o Banque de France, cujo presidente Villeroy de Galhau sempre destacou a necessidade de lutar contra o aumento dos preços sem, no entanto, expor-se à política monetária. É claro que uma normalização dos preços da energia aceleraria a saída dessa fase, mas a impressão é que o BCE agiu, como disse Panetta, parafraseando Lucio Battisti, “dirigindo com as luzes apagadas à noite”, aumentando as taxas para não outras soluções foram estudadas do que estar na origem de um impulso recessivo. Em suma, como havia sugerido o ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, “teria cabido mais cautela porque as empresas devem ser colocadas em condições de serem competitivas”.

O fato de a Itália estar se posicionando do lado do bom senso é um sinal encorajador. Sem proclamações mas com uma ação constante de persuasão moral, procurámos convencer os restantes sócios de que a astúcia evita ter de intervir mais tarde (talvez com ajudas do Estado) porque as economias não resistem a dois choques de ofertas fechadas, o de preços e o de dinheiro . A partir de agora, a mesma cautela é exigida na reescrita do Pacto de Estabilidade porque em 2024 não pode entrar em vigor nenhuma regra de agravamento face às vigentes até à crise pandémica. “É necessário que as novas regras deixem margens orçamentais aos Estados-Membros que, se bem utilizadas, podem também melhorar a sustentabilidade das finanças públicas”, declarou o ministro da Economia. Em suma, “o regresso às velhas regras orçamentais não é condizente” com um quadro macroeconómico que enfrentou duas crises consecutivas.

A confusão da Alemanha sobre como reformar o pacto é boa para a Itália. Mesmo em Berlim, de fato, é conveniente viajar sem o freio de mão do déficit. É por isso que Meloni pôde afirmar ontem que “acabou o tempo de austeridade e o processo de reequilíbrio dos Estados mais endividados não deve pôr em causa o desenvolvimento económico”.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."