“Atribuir o limite de 30 horas para via Leopardi e via Gioberti”

O vereador considera que as duas vias da zona via Vicoli têm características para serem incluídas nas zonas que merecem uma moderação da circulação motorizada

O vereador Alvaro Ancisi (Lpr) exige que o limite de velocidade seja introduzido em 30 km/h nas ruas Gioberti e Leopardi em Ravenna. Do cruzamento com a via Lercaro, conduzem linearmente à rotunda de Portugal, tendo a nascente edifícios habitacionais com jardins e a poente grandes espaços verdes e o parque da via Vicoli, com uma via ciclável paralela ao eixo viário e elevada Calçadas para proteção dos pedestres.

Segundo o decano da oposição, as duas vias, originalmente destinadas a ser uma via viária de bairro, assumiram a função de eixo de ligação entre a rotunda de Andorra e a rotunda de Portugal, preferencialmente ao troço correspondente da via Saragat do anel viário mediano de Ravenna. “Assim, tornaram-se uma espécie de atalho muito fluido para entrar ou sair da cidade, percorrido em alta velocidade pelo tráfego motorizado quase como um anel viário, extraordinariamente intenso e até ensurdecedor para quem mora ali, irrespirável para pedestres e ciclistas”.

Ancisi recorda a definição da chamada zona 30 no atual Código Geral de Trânsito Urbano (Pgtu 2014): “essencialmente todas as áreas que requerem especial moderação no comportamento do tráfego motorizado em benefício do tráfego de pedestres e ciclistas. Essas áreas geralmente precisam de redução de velocidade e podem ser caracterizadas pela presença de áreas principalmente para uso residencial, […] de parques e jardins […]”.

No Pgtu 2014 está escrito que “o município de Ravenna estabeleceu muitas 30 áreas para uma extensão total de 3.251 quilômetros quadrados”. Desde então, esses bairros se desenvolveram e hoje são 531 ruas e praças que carregam essa definição. “Dado que também está em estudo a sua posterior extensão, parece oportuno perguntar ao autarca se, pelas razões expostas, aceita que também se incluam a via Gioberti e a via Leopardi”.

Talvez isso possa te interessar…

CONSAR BILLB 26 12 22 – 23 01 23

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."