Caravela portuguesa, banhista nos cuidados intensivos em Catânia

Nos últimos dias, ele havia voltado para levar oAlarme Caravela Portuguesa nos mares italianos e agora começam a sentir-se as primeiras consequências: uma pessoa teria estado nos cuidados intensivos após o contacto com este sifão, muitas vezes confundido com uma água-viva.

Caravela portuguesa: uma pessoa em cuidados intensivos em Catânia

A notícia foi dada pelo ‘Giornale di Sicilia’: a presença da Caravelle portuguesa no mar da Sicília teria levado a recuperaçãopor uma de suas picadas nas ilhas Cyclops, por um banhista, agora no banheiro tratamento intensivo doHospital Policlínica San Marco de Catânia.

De momento, não se conhecem outras informações sobre o estado de saúde do banhista. O que sabemos, porém, é que a mordida de uma caravela portuguesa pode ser muito perigosa: aUniversidade de Catânia incluiu a caravela portuguesa “entre as espécies marinhas mais perigosas que um banhista pode encontrar no nosso mar”, uma vez que esta espécie em particular é capaz de “causar reações muito graves nos humanos, até, em casos extremos, a morte”.

Onde a caravela portuguesa foi avistada na Itália

A mesma Universidade de Catania realizou pesquisas em colaboração com a Universidade de Palermo e o Instituto de Ciências Marinhas da Andaluzia para esclarecer a presença da caravela portuguesa no Mar Mediterrâneo: a partir das análises realizadas sobre certas descobertas históricas das coleções zoológicas de museus de História Natural mostraram que a caravela portuguesa, uma espécie oceânica offshore particularmente comum nas faixas subtropicais e tropicais dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, na verdade sempre esteve presente também no Mediterrâneo. Antes deste estudo, no entanto, pensava-se que sua presença em nosso mar remontava a tempos relativamente recentes.

No verão passado, um exemplar de caravela portuguesa foi encontrado na praia de Capo Peloro, em Messina. Este ano, no entanto, esta espécie marinha em particular foi avistada nas costas da Sicília, Sardenha e Reggio Calabria (especificamente em Villa San Giovanni).

O que é a caravela portuguesa e porque é perigosa

Neste ponto é necessário esclarecer melhor o que é a caravela portuguesa e porque é tão perigosa: geralmente confundida com uma água-viva, a caravela portuguesa é um sifão, ou seja, uma espécie animal nascida da agregação de indivíduos especializados de 4 diferentes tipos de espécies (o zooides), que estão conectados e fisiologicamente integrados entre si a ponto de serem mutuamente dependentes uns dos outros para sua própria sobrevivência. O nome deriva de sua aparência, semelhante a uma caravela que navega no mar a toda vela.

O que faz flutuar o Caravelle Português é o seu próprio bolsa flutuante cheia de gás, de comprimento variável entre 9 e 30 centímetros e altura até um máximo de 15 centímetros. Esta bolsa é transparente, com tons de azul, roxo, rosa ou malva.

A tentáculos da caravela portuguesa costumam ter cerca de 10 metros de comprimento, mas alguns exemplares podem mesmo atingir os 30 metros. Eles são altamente pungentes: os nematocistos desses tentáculos contêm mais de 10 tipos diferentes de veneno. Em humanos, a mordida de uma caravela portuguesa costuma causar dores intensas (que geralmente desaparecem após cerca de uma hora) e feridas (feridas vermelhas, que costumam durar entre 2 e 3 dias). Mais raramente, as consequências de uma mordida de caravela portuguesa podem ser mais graves, até mesmo a morte em alguns casos.