Chef de cozinha saudável: curso europeu gratuito na Campânia – Napoli Village

NÁPOLES – Nova oportunidade imperdível de se inscrever no curso piloto gratuito do projeto europeu NECTAR para formar e se tornar um chef saudável. A Fundação ITS BACT, única parceira italiana do Instituto Marco Polo em Gênova a experimentar o curso europeu na Itália (também oferecido pela Áustria, Bélgica e Portugal), modificou e integrou a chamada para selecionar 25 perfis que desejam treinar e se qualificar com um título válido em toda a Europa. O edital com todas as novidades é publicado na área de notícias do site ITS BACT. É possível se inscrever para a seleção até 27 de janeiro de 2023.

O curso, totalmente gratuito, acontecerá em Nápoles
Atividades de estágio e trabalho de projeto em estruturas setoriais de referência. As principais áreas disciplinares serão desenvolvidas, em italiano, através de teoria (35%), laboratório (30%) e estágio/trabalho de projeto (35%). As atividades de treinamento teórico e laboratorial serão realizadas em uma das sedes da Fundação ITS BACT em Nápoles. O curso, elaborado em colaboração com a região da Campânia, é totalmente gratuito, terá início em fevereiro de 2023 e terá duração de 5 a 6 meses. O curso formará jovens e adultos que desejam obter uma qualificação de nível 5 do QEQ e se especializar em culinária saudável. A formação de Cozinheira Saudável, dividida em 1000 horas, vai ministrar 25 perfis com especialização orientada para as necessidades alimentares de um público-alvo prioritário (os idosos): a qualificação de Cozinheira Saudável (CCS) é da competência do Directório Regional de Títulos e Habilitações da região da Campânia (RRTQ) e o Quadro Nacional de Referência para as Qualificações Regionais. A qualificação também é válida dentro da União Europeia (40 pontos ECVET).

O que faz o Health Chef?
O perfil combina ciência e criatividade para conceber e criar pratos, melhorando e inovando os métodos de preparação, com especial atenção aos aspectos de bem-estar alimentar, equilíbrio nutricional, sustentabilidade ambiental, também para satisfazer os clientes com necessidades alimentares especiais. O Chef de Cuisine Santé deve necessariamente possuir as competências de um técnico superior em restauração que cruzem as vertentes socioculturais, históricas, sensoriais e sanitárias; deve ser capaz de conceber e processar matérias-primas com base em princípios dietéticos e nutricionais, definir o tipo de ementa e as combinações entre os diferentes pratos e supervisionar as atividades de organização e gestão da cozinha; devem dominar os equipamentos tecnológicos e possuir as competências exigidas pela era digital, de modo a interagir e trabalhar em colaboração com médicos e profissionais de saúde e outros profissionais tanto do setor da saúde como do turismo e da gastronomia. O Chef de Cuisine Santé pode encontrar o seu lugar em vários contextos profissionais, lidando com a qualidade alimentar, gestão alimentar, personalização de receitas e modos de preparação, tanto em contexto de: hospitalar, EHPAD, cuidados ao domicílio, como em contexto de restauração tradicional . catering para: criar pratos que vão ao encontro das necessidades dos utentes/clientes.

Quem pode acessar?
25 (+ 5 auditores) jovens e adultos (inativos, desempregados, desempregados, empregados) Cidadãos italianos e estrangeiros (UE e EXtraEU) residentes na Itália podem acessar o curso de formação profissional. O curso é acessível por meio de um processo de seleção. Os candidatos devem ser titulares de um diploma do ensino secundário superior, ou de um diploma de ensino e formação profissional de quatro anos, ou de uma qualificação profissional que ateste a obtenção de um nível de aprendizagem inferior a CEC 3, adquirido no âmbito dos sistemas educativos ou de formação profissional, para a que se acrescenta uma experiência profissional certificada (a avaliar no âmbito do procedimento de reconhecimento de créditos de formação). Para os trabalhadores do setor da restauração, mesmo que não possuam as habilitações exigidas para o ingresso, é ainda possível o acesso ao curso, sujeito a transparência, validação e certificação das competências de ingresso, com eventual redução das horas de frequência obrigatória.

Como se inscrever para a seleção?
Para fazer o curso, você deve passar por uma seleção. O pedido de inscrição na seleção pode ser formalizado por meio das instruções contidas no edital. Em alternativa, também é possível inscrever-se preenchendo rapidamente um formulário, com o upload dos documentos necessários, indicado na secção do site itsbact.it dedicada ao curso de Chef de cozinha saudável. As candidaturas devem ser enviadas até 27 de janeiro de 2023.

Como funciona o processo seletivo?
Os participantes serão seleccionados por um comité através: da avaliação das qualificações preferenciais (diplomas de estudos, certificados de línguas, experiência profissional); uma prova escrita (prova de 30 questões de escolha múltipla sobre temas de cultura geral e psicoaptidão, de competências linguísticas e de conhecimentos técnico-profissionais); uma entrevista oral: entrevista motivacional destinada a avaliar o interesse, as motivações profissionais e as competências recebidas. A prova escrita e a entrevista motivacional decorrerão nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2023, conforme calendário que será enviado aos candidatos.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."