Como funciona e quem pode usar chamadas Wi-Fi quando não há rede celular

Todo mundo já se encontrou em um momento ou outro em uma área de sua casa ou escritório com nenhuma ou fraca cobertura de rede celular e ser obrigado a procurar um pequeno espaço onde tentar receber o sinal ou contar com serviços como Whatsapp ou Facetime porque o Wi-Fi funciona em vez disso Perfeitamente.

A Apple conhece bem o problema e desde 2015 com o iPhone 5s, com Wi-Fi Calling é o nome da tecnologia necessária, introduziu a capacidade de usar o Wi-Fi no iPhone para fazer chamadas pela rede celular. Caberia então às operadoras móveis implementar a tecnologia nas redes e ativar a oferta.

Na Europa, existem dezenas de milhões de clientes de operadoras móveis em vários países, da Grécia à Islândia, da Albânia à Noruega, do Liechtenstein à Polônia, incluindo Romênia, Eslováquia, Espanha, Portugal, etc., que podem aproveitar o Wi-Fi Fi para chamadas na rede celular. Finalmente agora, sete anos após as primeiras notícias de clientes europeus que poderiam aproveitar as vantagens do Wi-Fi Calling, a opção também está disponível na Itália.

Wind foi o primeiro de todos com um serviço chamado Wi-Fi Calling a apresentar o serviço, pelo menos para quem tem telemóvel Android (para quem tem iPhone, como dizemos em baixo, a história é outra), mas agora ele também está ativo com Tim com seu Voice-Wifi.

Precisa de aplicativos?

O seu funcionamento é simples: não necessita de descarregar aplicações nem ativar serviços adicionais, basta estar ao alcance do WiFi e ter um smartphone compatível.

É possível fazer e receber chamadas de voz, no seu próprio número de telefone, mesmo na ausência de cobertura móvel, utilizando a qualidade da rede doméstica ou profissional.

hora E Wind Tre eles explicam que não é necessário subscrever uma oferta específica mas que o Voice WiFi pode ser ativado automaticamente na rede móvel. O utilizador deve estar ligado a uma rede fixa Tim ou Wind 3 para utilizar o respetivo serviço (na verdade não existem limitações técnicas para utilização com outras redes mas as das operadoras são opções de marketing para incentivar os utilizadores a utilizarem o mesmo operador para fixa e móvel. ).

Ativar Voz-Wi-Fi E chamada Wi-Fi você recebe um SMS para ativar o serviço e a partir desse momento basta estar conectado ao TIM WiFi (privado ou público) mais próximo para ligar mesmo que não haja rede móvel.

A ativação do Voice WiFi é gratuita e sem custos adicionais, o custo das chamadas segue o perfil tarifário das Ofertas ativas na sua linha móvel.

Quais smartphones são compatíveis com chamadas Wi-Fi?

Na lista de smartphones compatíveis, atualmente são indicados:

• Galaxy A22
  • Galaxy A32
  • Samsung Galaxy A52 5G
  • Samsung Galaxy A52s 5G
  • Samsung Galaxy S20 5G
  • Galaxy A53 5G
  • Galaxy M22
  • Galaxy M23 5G
  • Samsung Galaxy Note10 Lite
  • Samsung Galaxy S20 5G
  • Samsung Galaxy S20 Plus 5G
  • Samsung Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S21
  • Samsung Galaxy S21 Plus
  • Samsung Galaxy S21 Ultra 5G
  • Samsung Galaxy S21FE
  • Samsung Galaxy S21 FE (novo)
  • Galaxy S22
  • Samsung Galaxy S22 Plus
  • Samsung Galaxy S22 ultra
  • Galaxy S23
  • Samsung Galaxy S23 Plus
  • Samsung Galaxy XCover Pro
  • Samsung Galaxy S23 ultra
  • Samsung Galaxy Z Flip3 5G
  • Samsung Galaxy Z Flip4 5G
  • Samsung Galaxy Z Fold3 5G
  • Samsung Galaxy Z Fold4 5G
  • Xiaomi 12 Pro
  • Xiaomi 12
  • Xiaomi 12t
  • Xiaomi 12 Lite
  • Oppo A17

iPhone suporta chamadas por Wi-Fi (aqui o documento de suporte da Apple que explica como funciona), mas atualmente não é indicado por Tim e WindTre entre os dispositivos compatíveis com o serviço.

Wi-Fi Voz ele será ativado gradualmente em todos os smartphones compatíveis, ou seja, smartphones LTE recém-construídos (duram cerca de 24 meses).

Com Wi-Fi Calling é possível fazer ligações mesmo sem cobertura de celular

Como funciona?

O Voice WiFi usa tecnologia moderna Voz sobre WiFi (VoWiFi) que, ao lado Tempo (Voice over LTE), é considerado o mais recente padrão global para redes móveis de quarta geração.

O que fazer se a conexão WiFi for perdida?

Se a cobertura da rede móvel 4G for de qualidade suficiente, a chamada é encaminhada para a rede móvel e é possível continuar a falar sem problemas, sempre de acordo com os tarifários de voz do seu tarifário.

As chamadas de emergência são suportadas?

Sim, as chamadas de emergência e a localização do chamador são suportadas como se você estivesse usando qualquer rede móvel.

Como você sabe se está usando o Voice WiFi?

As chamadas Wi-Fi de voz são destacadas por um ícone específico: no visor ao lado da intensidade do sinal, no discador do telefone, na seção “chamadas de saída”.

É possível enviar SMS com Voice WiFi?

Não, o envio de SMS pela rede fixa não é suportado. Você pode enviar e receber mensagens de texto quando o telefone se reconectar a uma rede móvel.

Os serviços adicionais também funcionam?

Sim, serviços adicionais (secretária eletrônica, etc.) também funcionam e são suportados.

É possível desativar o WiFi Voice?

Sim, no menu Configurações do telefone.

Precisa atualizar seu smartphone?

Para habilitar o Voice WiFi em seu smartphone, você precisará atualizar seu dispositivo quando e se a atualização específica estiver disponível para seu telefone.

E as outras operadoras?

Agora estamos escrevendo vodafone E Ilíada eles ainda não lançaram o serviço na Itália, mas já o fizeram em outros países (por exemplo, França) e, portanto, é lógico supor que também será oferecido na Itália.

Para todos os tutoriais da Macitynet, comece nesta página.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."