Desafio aos campeões mundiais: Bellarte convoca 18 Azzurri para amistosos em Portugal

Na sexta-feira, 14 de abril, e no domingo, 16 de abril, a seleção italiana de futsal visita aquela que, para todos os efeitos, é atualmente a seleção mais forte do planeta, Portugal. Vencedora dos dois últimos Campeonatos da Europa, com o triunfo no Mundial da Lituânia em 2021 e a conquista da Finalíssima de Futsal entre as duas – a nova competição oficial entre os campeões da Europa e da América do Sul -, a seleção lusitana é provavelmente a melhor adversário possível para testar o nível de crescimento do novo ciclo azul. O treinador Max Bellarte sabe bem disso e convocou 18 jogadores para se prepararem melhor para este encontro.

a convocação. São quatro guarda-redes convocados para a ocasião: além dos já confirmados Bellobuono (Real San Giuseppe) e Pietrangelo (Nápoles), Sebastiano Tornatore, do Meta Catania, também volta a vestir a camisa da seleção, ao se apresentar pela primeira vez “entre os grandes” Samuele Yaghobian (Fenice Veneziamestre), lateral da seleção nacional sub-19, que tão bem se comportou no Policoro por ocasião da Ronda principal que qualificou os Azzurri para a última fase do Campeonato da Europa. Entre os jogadores de linha, Giuliano Fortini, do Italservice Pesaro, e Francesco Liberti, do Ciampino AnniNuovi, estão de volta, enquanto será uma estreia absoluta para a dupla da L84 de Turim: o ex-selecionado sub-19 anos Gabriel Pazetti – protagonista da fase final da categoria europeia em setembro de 2022 – e Mattia Raguso, presente no último encontro reservado a jogadores de interesse nacional, realizado em Salsomaggiore Terme em março passado.

partida. A Azzurra se enfrentará em Novarello “Villaggio-Azzurro” na manhã de terça-feira, 11 de abril, enfrentando dois dias de preparação antes da partida-teste dupla. Quinta-feira 13 partida de Malpensa com destino ao Porto. De lá, uma transferência levará o Italfutsal até Vila Do Conde, onde serão disputados os dois desafios.

Transmissão. A partida de sexta-feira, 14 de abril (20h00, horário italiano) e a de domingo, 16 (21h00), serão transmitidas no site da FIGC, como parte da programação de jogos da seleção nacional, que em abril terá 8 jogos ao vivo no o site federal.

A lista de convidados

guardiões
: Jurij Bellobuono (Real San Giuseppe), Lorenzo Pietrangelo (Napoli Futsal), Sebastiano Tornatore (Meta Catania), Samuele Yaghoubian (Fenice Veneziamestre)

Jogadores de Movimento: Giuliano Fortini (Italservice Pesaro), Gennaro Galletto (Real San Giuseppe), Lorenzo Etzi (360GG Monastir), Cristopher Cutrupi (Olympus Rome), Nicola Cutrignelli (Olympus Rome), Antonino Isgrò (Olympus Rome), Marcelo Padilha (Olympus Rome) , Francesco Liberti (Ciampino AnniNuovi), Enrico Donin (Saviatesta Mantova), Gabriel Pazetti (L84), Mattia Raguso (L84), Carmelo Musumeci (Meta Catania), Gabriel Motta (Jimbee Cartagena), Alex Merlim (Sporting CP)

Funcionários – Técnico Federal: Massimiliano Bellarte; Secretário: Fabrizio Del Principe; Assistente técnico: Vanni Pedrini; Técnico esportivo: Dario Pompa; Treinador de goleiros: Luca Chiavaroli; Analista de vídeo: Sebastiano Alfio Giuffrida; Médico: Nicola Pucci; Médico: Benedetto Carta; Fisioterapeuta: Vittorio Lo Senno; Fisioterapeuta: Diego Falanga; Assessoria de Imprensa: Matteo Santi

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."