Dieta mediterrânea, em Nápoles a conferência final do projeto MDnet em colaboração com Scabec

Consolidar uma rede internacional destinada a promover a identidade cultural de dieta mediterrânea, promover ações locais de coesão social e crescimento sustentável e lançar novas atividades e oportunidades de emprego. Este é o objetivo do projeto de cooperação transnacional MDnet – Quando as marcas conhecem as pessoasdo qual o Região da Campânia é o líder em colaboração com Scabec, uma sociedade para a valorização do patrimônio cultural material e imaterial regional. Sexta-feira, 29 de abril, às 09h00, às Mosteiro de Sanata Chiara em Nápolesestá prevista a conferência final do projeto MDnet, na qual participarão 13 parceiros internacionais de nove países europeus: Itália, Espanha, Portugal, Croácia, Grécia, Chipre, Bósnia e Herzegovina, Eslovênia, Albânia.

Durante a conferência serão apresentados os resultados do projeto MDnet, incluindo novas oportunidades de emprego, o cluster Med Diet Euro, a declaração Med Diet e indicações estratégicas para a divulgação e promoção da dieta mediterrânica. Estas ferramentas vão oferecer a todos os atores a oportunidade de se envolverem na estratégia dos clusters europeus para participarem em ações futuras e beneficiarem mais dos valores da dieta mediterrânica. A cooperação transnacional na cadeia produtiva da dieta mediterrânica serviu, de facto, para criar novos negócios e estimular a criatividade e a inovação nos ofícios e produções tradicionais, ao mesmo tempo que fornece contributos e boas práticas para a manutenção do equilíbrio ecológico.

A declaração Med Diet visa dar maior visibilidade à dieta mediterrânica como fator de sustentabilidade comum a muitos setores económicos e sociais, como agricultura, produção alimentar, saúde, cultura, desporto, educação, turismo, desenvolvimento rural. Apoiar a Declaração da Dieta Mediterrânea é uma oportunidade para os atores locais e regionais demonstrarem o papel crucial que podem desempenhar no fortalecimento do potencial de sustentabilidade da Dieta Mediterrânea para a preservação e valorização das paisagens e estilos de vida rurais.