Economia Verde – Go Green. Você pode circular

Extremo Verde – Tornando-se Negativo em Carbono
Windcloud: o primeiro data center da Alemanha que absorve mais Co2 do que gera, diz-nos uma coisa importante. Impacto zero é coisa do passado. Hoje, mas sobretudo amanhã, o objectivo é uma remoção permanente de Co2 do ecossistema. Carbono negativo. O fabricante britânico Sheep oferece moletons com pegada negativa de Co2. Isso significa que a produção de roupas efetivamente remove uma quantidade líquida de gás estufa da atmosfera. Ovelha usar lã Fazendas de ovelhas orgânicas Nuova Zelândia e o fez trabalhar em uma tecelagem em Portugal que funciona com energia solar. Claramente: muita proteção climática tem um preço: um moletom de lã merino custa 158 dólares, mas o fabricante dá uma garantia vitalícia no produto. Claro que é uma coisa de nicho para as pessoas dirigir um Tesla.

O triunfo artificial – Um mundo sem matérias-primas
O mundo das máquinas dita uma vida de carros. Tudo deve ser artificial, mas não apenas inteligência. Bifes, leite, diamantes, sangue, órgãos: todos estritamente sintéticos e criado em laboratório. Se dermos uma olhada a partir de 2050, o cenário poderá ser seguinte: Qualquer pessoa que dirija pelo país não será verá mais vacas pastando. Isto porque a maioria das fazendas já desapareceu porque consome muito espaço e recursos. No 2050, a participação será inferior a cinco por cento. No entanto, as pessoas continuam a beber leite também comer bifes, produzidos em biorreatores. O mesmo vale para órgãos humanos e sangue, o que tornará supérfluos os doadores humanos. O mesmo vale para as matérias-primas, que eles não serão mais extraídos, mas produzidos artificialmente. empresa americana Você será já começou produção em massa de diamantes artificiais impacto climático zero, enquanto alguns pesquisadores do MIT conseguiram desenvolver uma tecnologia para cultivar madeira em placas de Petri.

Economia Circular – Hype ou Trend?
Muitas previsões e promessas sobre a economia circular eles são exagerados no momento e não são suportados por dados sólida, mas em geral a estratégia de “um produto, muitas vidas”, no entanto, oferece oportunidades. Aqueles que oferecem produtos e serviços que defendem esta filosofia e este processo de produção eles só são susceptíveis de ajudar o meio ambiente, mas eles podem também aumentar os lucros. Fundamentalmente, você tem três opções. Ofereça um produto: 1) que pode ser completamente regenerado e revendidos em fim de vida; 2) que pode ser facilmente descartado graças a um design inteligente (por exemplo, usando peças biodegradável); 3) que podem ser totalmente reciclados, como mostra a capa do smartphone Fairphone. Para Às vezes, um design modular é suficiente (fácil de reparar e reciclar) para circular a marca de forma positiva.

Feito no Espaço – Fábricas no Espaço
Salve o planeta, polua no espaço. Disse então soa um pouco sarcástico, mas as fábricas voar no espaço pode em breve tornar realidade. “A próxima revolução industrial não terá lugar na terra”, implora empresa inglesa Forja Espacial em seu site. Os benefícios no papel são: automação total de produção, as células solares que fornecem energia ilimitada, refrigeração máquinas em operação. Mas que visão de fábrica de satélites pode se tornar realidade depende custos logísticos. As matérias-primas devem ser levado para a órbita por foguetes, os microchips acabados e peças metálicas devem ser marcadas na terra de ônibus espaciais. Isso requer um muita tecnologia complexa e cara.

DA ÚLTIMA EDIÇÃO DE AIRSHIPS, O INSERTO DA REVISTA DE GESTÃO DEDICADA À INOVAÇÃO, CENÁRIOS E OPORTUNIDADES DE UM FUTURO JÁ PRESENTE. LEIA AQUI.