Efeitos desastrosos das mudanças climáticas

Temperaturas acima de 40 graus e incêndios. Em Espanha e Portugal já são 1.700 vítimas do grande calor que atingiu a Europa. A OMS está soando o alarme: “As consequências das mudanças climáticas estão piorando ano a ano com resultados desastrosos”.

Incêndio em Tabara, Espanha (Getty)

Enquanto esperamos para entender se o verão atual poderá ser o verão mais fresco do próximo, começamos a fazer uma amarga avaliação das consequências do grande calor que atingiu os países europeus: incêndios e temperaturas acima de 40 graus causaram 1.700 mortos entre Espanha e Portugal no que muitos chamam de onda de calor “apocalíptica”.

(foto Ian Waldie/Getty Images)

O alarme é dado pela Organização Mundial da Saúde que evoca as mudanças climáticas e as responsabilidades desta última em relação à atual estação tórrida. “As consequências das mudanças climáticas estão piorando ano a ano com resultados desastrosos – diz o diretor regional da agência, Hans Kluge, diretor regional da OMS para a Europa – o calor extremo matou, nas últimas décadas centenas de milhares de pessoas morreram. Este ano temos já viu mais de 1.700 mortes só em Espanha e Portugal”.

Canadair em ação na Espanha

E o que até agora eram temperaturas relegadas ao sul da Europa, com os incêndios resultantes, também estão sendo vistos na Escandinávia. “Em Londres, esta semana, 41 casas foram destruídas por incêndios – observa Kluge – além dos incêndios, a exposição ao calor extremo muitas vezes agrava problemas de saúde pré-existentes. A insolação e outras formas graves de hipertermia causam sofrimento e morte prematura”. os idosos que estão particularmente em risco pagam um preço alto.”

Voluntário tenta apagar as chamas na Espanha

A OMS Europa – explica a agência em nota – está empenhada em apoiar as autoridades nacionais e locais na preparação de
eventos de calor extremo. “Planos de ação abrangentes” que, quando operacionais, demonstraram salvar vidas e fortalecer
resiliência de comunidades e pessoas” diante das ondas de calor.