“Ele nos apoia na paz, ele apoia os ucranianos e quer que a guerra acabe”

Cidade do Vaticano – “O Papa tem uma posição muito clara. Na paz, ele apóia os ucranianos e a nós“. O presidente ucraniano Zelensky tem certeza disso, esclarecendo definitivamente a linha do Vaticano sobre o conflito. Além da equivalência. “Ele realmente quer que essa guerra sangrenta acabe. Encontrei-me com ele duas vezes e trouxe questões críticas à sua atenção, nas quais ele tentou me ajudar. O presidente ucraniano aborda o assunto em entrevista ao Infobae, famoso jornal argentino. “Na primeira vez que conversamos, contei a ele sobre o caso dos presos. Eu queria que você me ajudasse a recuperá-los. Essa costuma ser uma questão muito complicada porque retribuir às pessoas significa encontrar ângulos de pressão. É mais fácil com militares, oficiais de inteligência que podem ser trocados, mas trocar civis, que não são militares, é mais difícil de fazer. A primeira vez que nos encontramos, a invasão ainda não havia acontecido. Pedi a ele que me ajudasse com os tártaros da Criméia, prisioneiros políticos, jornalistas, militares, etc. Ele me ajudou de certa forma, ele tentou honestamente, e eu fiquei grato a ele. Além das orações, é claro.

Papa Francisco lutando com guerras, da Ucrânia àquela que abala a Igreja: “Culpa do diabo”

Zelensky também conta quando conheceu Francisco há duas semanas na Sala Paulo VI, ao lado de Santa Marta. “Eu queria que o Vaticano estivesse representado em uma cúpula de paz e que o Papa apoiasse minha fórmula. E que ninguém se aproveitou de sua personalidade política ou como comunicador, porque às vezes o papa fala de alguma coisa e a mídia, alguns meios de comunicação – principalmente os russos – começam a distorcer a seu favor. Por isso foi muito importante a gente conversar. Ele tem uma posição muito clara sobre o apoio à Ucrânia e à paz. Perguntei-lhe sobre o plano de paz e a deportação das crianças. Ele sabe que milhares de bebês foram trazidos para a Rússia e pedi a ele que usasse seus contatos para facilitar seu retorno. Estamos buscando essas ferramentas, não é fácil”.

Padre Caprio: “A missão de Zuppi? Ele não tem projeto político a propor, serve para desarmar o confronto Leste-Oeste”

Zelensky também é questionado por que não se encontrou com o presidente Lula na cúpula do G7 no Japão. “Repito que quero conhecê-lo. Estou interessado e me ofereci para conhecê-lo de qualquer forma. Convidei várias vezes o presidente, encorajei-o a visitar a Ucrânia. Nossos diplomatas entraram em contato quando me encontrei com os governos da Espanha e de Portugal e ele estava na Europa na época. Achei que deveria aproveitar essa circunstância porque a distância era menor e eu queria que ele encontrasse um momento do seu tempo. Aí eu participei de várias reuniões do G7 e alguém insinuou que não queríamos conhecê-lo. Não é verdade. É muito importante para mim que as grandes potências estejam envolvidas. Que a grande potência da América Latina, o Brasil, se envolva e seja igual aos demais Estados na fórmula da paz e representado na cúpula que estamos preparando. Precisamos falar sobre isso. Mas é preciso vontade de falar. Algo deu errado no G7, não vou entrar em detalhes, mas com certeza o problema não é nosso.

Guerra, direto. Embaixador da Rússia no Reino Unido: ‘Pronto para negociações de paz’. Drones sobre Kyiv

No entanto, Zelensky espera que Lula responda a uma pergunta simples: Putin deve ser condenado por um tribunal internacional ou não? “O presidente do Brasil acha que um assassino deve ser condenado e ir para a cadeia? Acho que se a cadeira tiver a chance, ele vai dizer sim. Ele encontrará tempo para responder a essa pergunta? Bem, ele não encontrou tempo para se encontrar comigo, mas talvez encontre tempo para responder a esta pergunta. E então acho que ele responderá muito simplesmente que, em sua opinião, os assassinos devem ser presos. E se há milhares de pessoas mortas na Ucrânia, quem manda não deveria estar na prisão? Acho que ele vai dizer, bem, assassinos em massa são sádicos e, portanto, deveriam estar na cadeia. E então, se o presidente Lula quiser ser excêntrico, ele também pode dizer que o tribunal proposto pela Ucrânia não é adequado, mas o presidente Lula deveria acrescentar: “Eu sei colocar assassinos atrás das grades sem tribunal. E a Ucrânia receberá com satisfação este conselho do presidente Lula sobre como acelerar o processo para colocar os assassinos do Kremlin atrás das grades. Somos sempre a favor de qualquer inovação no sentido de aplicação da lei.”

Leia o artigo completo
no The Messenger

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."