Em louvor das férias lentas (na Itália)

Viva o tempo perdido, quando toda a ansiedade da produtividade for acalmada, extinta, silenciada. O tempo recuperado, portanto, passou a preguiçar diante do horizonte, respirando o cheiro da água, encontrando companhia na tagarelice da natureza. Explorar, descobrir, aprender ou, finalmente, esquecer. Tempo de férias lento, seria recomendável sem estresse. E, em vez disso, as tensões estão aumentando no aeroporto, entre cancelamentos e atrasos, a ameaça iminente de ambos. A inflação vai disparar, assim como o preço do combustível ou do carro alugado: segundo estimativas da Federconsumatori, as tarifas de uma semana aumentaram 67% em relação ao ano passado.

Os italianos, por outro lado, não cedem ao derramamento de sangue, eles fazem o seu melhor, criam um coquetel de imaginação e pragmatismo. Na medida do possível, eles se entregam ao meio privado. Eles escolhem o público, que certamente é mais barato, mais durável, muitas vezes conveniente porque enterra multidões de estacionamentos, se for aquaviário ou ferroviário, elimina a variável de tráfego. Bom senso, que virou tendência com a cumplicidade da tecnologia: “Nas últimas semanas, vimos um fluxo inédito de passageiros do nosso aplicativo durante o verão, com um aumento de mais de 27% de usuários em relação ao mesmo período . Ano passado. O aumento do custo do combustível, a dificuldade de encontrar carros de aluguel nesta temporada e uma maior conscientização sobre as mudanças climáticas agora evidentes para todos, levaram muito mais pessoas a viajar para resorts em transporte público ou transporte compartilhado” confirma uma Panorama Samuel Sed Piazza, diretor europeu do Moovit, o aplicativo de referência para se locomover de forma diferente.

Na Itália (em 350 cidades) e no exterior: atua em 112 países, inclui ônibus urbanos e ônibus suburbanos, trens e funiculares, mas também bicicletas, scooters, scooters elétricos e outros apitos inquietos em um número variável de rodas. A escolha coral e verde, no geral, não é tão desconfortável e às vezes até divertida. Ele oscila entre brincadeira e desafio, consciência e astúcia para tirar vantagem disso. Em Alta Badia, por assim dizer, inventaram um “sequestro” sem resgate, ou mesmo com uma recompensa padrão. O compromisso é manter o carro parado no estacionamento do seu hotel por pelo menos dois dias se as noites forem três, pelo menos quatro dias se você parar por seis noites. Em troca, você recebe um cartão que, juntamente com descontos para acesso a um parque de aventura e diversas outras atrações, permite a participação em atividades e excursões como o banho de floresta, um mergulho na atmosfera da floresta que promete fortalecer o sistema imunológico e animar a alma com serenidade. Poderia ser verdade? Claro que é gratuito.

Em Rimini, o carro é deixado em um estacionamento de câmbio ou você não o traz. Você chega à praia com seu smartphone, não graças ao teletransporte ou quem sabe que diabos futuristas, mas graças a Ônibus, um ônibus que liga pelo aplicativo e segue para o ponto de transporte público mais próximo. É aqui que você é apanhado e escoltado pelas ondas. Gratuito, tanto quanto o “Lazio Youth Card”, que permite que menores de 26 anos viajem por 30 dias em trens regionais da Trenitalia e veículos Cotral. Na ilha de Elba, muitas vezes sitiada pelo trânsito, desde este verão a oferta foi reforçada e, paralelamente, eis os incentivos que levam a preferir os autocarros urbanos e extra-urbanos da Autolinee Tuscany. Não só passes para um, três ou seis dias para todas as viagens que pretender, mas um corolário de descontos em atividades comerciais e turísticas que tornam a opção ainda mais cómoda.

“Se antes não havia alternativa ao carro particular” diz Sed Piazza da Moovit “Hoje, centenas de resorts turísticos de norte a sul da Itália se organizaram para oferecer aos seus visitantes uma experiência de viagem diferente. A diminuição da idade média das frotas de ônibus, as inúmeras iniciativas locais em prol da mobilidade alternativa e as novas tecnologias que simplificam o planejamento das viagens em transporte público em combinação com o transporte compartilhado são as alavancas que impulsionam essa mudança. Se antes o ônibus era o meio de chegar ao trabalho, hoje ele se posiciona cada vez mais como uma alternativa válida no tempo livre”.

A fórmula mágica é o pacote, a quantidade que faz a diferença. E economia: a Trenord oferece vários na Lombardia, a partir de qualquer estação de embarque na região. Por exemplo, você chega no Lago de Garda e o barco já está incluído, o mesmo acontece no Lago Maggiore descendo em direção a Laveno e continuando a flutuar, em direção a maravilhas como Isola Madre. A Trenitalia, por outro lado, facilitou a subida ao centro de Orvieto ao combinar a compra da passagem de trem e do funicular.

Finalmente, existem possibilidades extremamente luxuosas e cênicas, mantendo-se dentro de limites de custo razoáveis. É o caso do helicóptero administrado pela Alidaunia que liga Foggia aos esplêndidos balneários de Peschici e Vieste, continuando até as Ilhas Tremiti. Na época alta, até 15 de setembro, as crianças até aos 11 anos gastam cerca de 50 euros, tendo em conta todas as despesas acessórias, os adultos cerca de oitenta. Quem disse que você não pode se sentir um cavalheiro no transporte público?

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."