Escassez de médicos e enfermeiros, Spadi: “Replanejar número limitado de acesso a medicamentos” – Política Grosseto

Florença. Implementar medidas capazes de favorecer a rotatividade geracional de médicos no sistema nacional de saúde e promover incentivos para resolver o problema de recrutamento de pessoal médico e de enfermagem. São estes os objectivos da proposta de resolução apresentada pelos vereadores regionais do Partido Democrático, cuja Donatella Spadi é o primeiro signatário.

“A presença adequada de médicos e enfermeiros é um dos fatores mais importantes para o desempenho global do sistema nacional de saúde – explica o conselheiro dem Donatella Spadi. Dados recentemente publicados pelo Anaao Assomed, o sindicato dos médicos e gestores de saúde italianos, indicam que em 2020, no ranking da OCDE, a Itália, com 4,1 médicos por mil habitantes, ocupa o 12.º lugar entre os únicos países europeus, ligeiramente acima da média da UE ( 3,8 por mil habitantes), embora longe dos primeiros lugares: Grécia (6,2 por mil habitantes), Áustria (5,3), Portugal (5), Noruega (5) ».

“Para a Itália, o número mais preocupante – continue indo o conselheiro de PD – diz respeito ao envelhecimento dos médicos ainda em atividade: 56% têm mais de 55 anos e estão próximos da aposentadoria. Por exemplo, na Grã-Bretanha, aqueles com mais de 55 anos representam apenas 14% da equipe médica ativa. Isso significa que, sem uma rotatividade adequada, nos próximos anos na Itália a porcentagem de médicos por mil habitantes provavelmente cairá ainda mais, o que aumentaria a escassez de profissionais de saúde, criando novos problemas de manutenção da qualidade do serviço público de saúde” .

“Portanto, é fundamental – ele conclui espadas que o Estado adapte a programação das bolsas de especialização médica às reais necessidades do país e eleve o teto de gastos com pessoal de saúde nas Regiões para permitir maior recrutamento. Não é só isso: é preciso criar um sistema de incentivos e de valorização capaz de tornar o trabalho médico no Serviço Nacional de Saúde atractivo em termos de reconhecimento social e económico”.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."