Escolha e mudança de clínico geral, como é feito na Lombardia

Os cuidados de saúde “é garantido a todos os cidadãos (italianos e estrangeiros elegíveis) através de uma rede de serviços (serviços médicos e pediátricos, farmacêuticos, ambulatórios especializados, hospitalares, domiciliários e de aconselhamento) mediante inscrição no serviço regional de saúde”. Então o portão da ASST Milano Territorial Services estabelece as bases para explicar, em detalhes, como escolher o clínico geral para os cidadãos residentes na Lombardia. Aqui estão os principais passos, também possíveis online.

A primeira escolha do GP

aprofundando

Escolha e mudança de clínico geral, como fazer no Lazio

O registo no Serviço Regional de Saúde, lê-se, “é obrigatório e envolve a escolha do médico assistente”. Para tal, o cidadão, ou o delegado, deve dirigir-se aos gabinetes de “Escolha e Revogação” da ASST competente (antiga ASL, aqui a lista completa). com o código fiscal, um auto-atestado de residência, um eventual cartão de saúde da autoridade sanitária competente, um documento de identidade do interessado (mesmo que seja uma pessoa delegada) ou um agente (se for uma pessoa delegada a registar-se ). Ao inscrever-se no Serviço Regional de Saúde, o cidadão escolhe assim o médico assistente, habitualmente presente entre os médicos incluídos na área territorial a que pertence. Durante o registo, explica-se ainda, “é emitido um cartão temporário em papel e depois, geralmente no prazo de um mês, o Cartão de Serviços Regionais (um cartão eletrónico com chip), que substitui o cartão com chip, é entregue no domicílio em papel”.

A possibilidade de troca online

Após a primeira escolha, obrigatoriamente junto das práticas competentes, fica autorizada a mudança de clínico geral a qualquer momento. Pode dirigir-se aos mesmos balcões de “Escolha e Revogação” ou prosseguir on-line, onde, no entanto, as escolhas não podem ser repetidas no prazo de 30 dias após a última escolha feita da mesma forma, exceto no caso de o seu médico não estar mais ativo. Para quem optar por trocar de médico eletronicamente, deve acessar o site da Prontuário eletrônico de saúde. Para trocar de médico online, é necessário ter o cartão de saúde ou cartão nacional de atendimento (CNS) do interessado e acessar o prontuário eletrônico usando um dos métodos de autenticação indicados. , ou com a identidade digital SPID, com a CIE carteira de identidade eletrônica, ou com o registro de saúde do CNS. Apenas pacientes do Sistema Regional de Saúde da Lombardia podem acessar o serviço. A mudança de clínico geral online, explica a Região, “é possível em qualquer altura do ano. No entanto, como mencionado, “se a transação for feita através do serviço online, devem ter passado pelo menos 30 dias antes de uma nova modificação”. Para todas as informações necessárias, no entanto, é possível contactar o Centro de Contacto Regional através do número gratuito 800 030 606, ativo de segunda a sábado das 8h00 às 20h00 (o número é gratuito) ou no endereço de e-mail contactcenter -SISS @ region.lombardia.it.