A crítica final da série de outono 3: um final horrível e inesperado

E você pensou Mortos-vivos foi horrível.

Jamie Dornan no final de outono BBC

Após o desenvolvimento lento e proposital dos cinco episódios anteriores (Spector está fingindo amnésia e, em caso afirmativo, por quê?) A queda teve um final sangrento, desagradável e brutal, e um que foi ainda mais chocante por sua violência realista.

Embora a cena final pudesse ter sido prevista - Spector morto e Stella Gibson (Gillian Anderson) de volta para casa em Londres sozinhas - o roteiro / diretor Allan Cubitt e seu elenco seguiram para chegar lá foi terrivelmente inesperado, para dizer o mínimo.

Tudo começa com bastante calma, começando na sala de interrogatório da polícia onde Spector conta a seus advogados o que aconteceu na noite do assassinato de Susan Harper em 2002 - o crime pelo qual David Alvarez está cumprindo pena. Conversando com os policiais Tom Anderson (Colin Morgan) e Stella e seu advogado, Spector revela os detalhes de sua morte como um jogo de sexo que deu errado, um acidente que o levou ao caminho do assassinato.

Gillian Anderson no final de outono BBC

Enquanto Spector relata a história, o desempenho plácido e contido de Dornan mais uma vez atrai você, e observamos, assim como Stella faz, para ter um vislumbre de algo, nada , para nos dar uma dica do que está por vir. A entrega medida de Dornan enquanto a raiva de Spector fervilha sob a superfície, e as acusações calmas e determinadas de Anderson enquanto as câmeras alternam entre eles são hipnotizantes. Inferno sangrento, toda a temporada poderia ter sido os dois em uma sala e teríamos ficado fascinados.

A troca silenciosa, quase sem emoção entre eles serve para nos acalmar em uma falsa sensação de segurança - eles estão com você agora, Spector, não há onde se esconder - então vem como um grande momento WTF quando ela sussurrou sobre ele ('Você só quer ser notado & hellip; ter um tratamento especial ') faz com que ele exploda em um ato violento e chocante que deixa a mandíbula do espectador bem e verdadeiramente no chão.

Perturbador como é, é um movimento inteligente que nos faz adivinhar freneticamente o que diabos pode acontecer a seguir. Spector observa os procedimentos de segurança do Dr. Larson (trancando as chaves do carro em um armário) - ele poderia estar planejando uma fuga? O que Katie (Aisling Franciosi) vai fazer com um osso afiado que ela rouba de seu jantar? O Dr. O'Donnell (Richard Coyle) é o único médico do hospital de Belfast?

O final do outono BBC

Cubitt nos mantém adivinhando enquanto verifica personagens como Katie e a filha de Spector, antes de nos levar de volta a Spector, que agora ficou totalmente assustador, citando o poema 'The Man Of Double Deed' ('E quando meu coração começou a sangrar; 'Foi morte, e morte, e morte de fato') para o sugestivo paciente mental Bailey (Conor MacNeill).

Tudo se transforma em um final emocionante que Stella quase prevê quando fala com Katie sobre a raiva de Spector.

É um crédito para a escrita tensa e lenta de Cubitt que os eventos angustiantes e brutais que levaram ao fim da vida de Spector e ao fim da A queda são inesperados, mas ainda assim fazem todo o sentido. E que vemos como outras pessoas (Burns, Rose Stagg) estão lidando sem ter tudo amarrado em um laço perfeito.

O final do outono BBC

Embora a soberba e gélida policial de Gillian Anderson possa um dia retornar (houve rumores de uma série posterior para ela), é justo dizer que nunca veremos nada tão fascinantemente distorcido como a combinação da hipnose de Stella e Dornan Spector em nossas telas.

Uma despedida digna para a série, e certamente indicações ao BAFTA a caminho para Cubitt e seu elenco.