Football Wales não pode mais ser chamado de País de Gales

Para a seleção do País de Gales, a Copa do Mundo no Catar será a segunda da história depois das de 1958, quando a seleção foi eliminada nas quartas de final pelo Brasil de Pelé, que então venceu o torneio. Eles também podem ser os últimos a chamar o País de Gales assim: a Federação Galesa de Futebol disse de fato que está considerando a possibilidade de exigir que todas as suas equipes, homens e mulheres, se chamem Cymru, o nome galês do País de Gales (pronunciado Curtiu issoalgo como “kmri”).

A possível mudança de nome foi apresentada como uma forma de promover a identidade galesa no exterior (para muitos fora do País de Gales, o nome ‘Cymru’ não significa nada). Seria uma escolha desportiva e de comunicação inicialmente limitada ao futebol, um desporto que no País de Gales muitas vezes tem de enfrentar a importância e os melhores resultados do rugby, mas seria também uma mudança com óbvias implicações políticas e culturais.

Noel Mooney, ex-goleiro irlandês à frente da federação galesa desde 2021, ele disse que a ideia de mudar o nome decorre de “um renascimento da língua galesa e um crescente sentimento de orgulho pelas tradições e cultura do país”. Ele então acrescentou que há vários anos o nome Cymru já era usado nas comunicações oficiais da federação, tanto internas quanto externas, e que “as seleções galesas deveriam se chamar Cymru porque é assim que ‘nós os chamamos aqui’.

Mooney disse que o Football Welsh ‘é uma organização muito aberta e democrática, que não quer decidir por conta própria’, mas acredita que a direção é clara e que a mudança de nome deve vir ‘quase por osmose’ . .

O nome Cymru tem origens semelhantes à palavra latina Cambria, também usada em conexão com o País de Gales. Acredita-se que deriva da antiga palavra Brythonic pentear, ou seja, compatriotas. Além da Federação Galesa de Futebol, o nome Cymru também é frequentemente usado em outras áreas, geralmente junto com País de Gales, o nome inglês para País de Gales: a filial galesa da BBC é chamada, por exemplo, BBC Cymru Wales.

Nos últimos anos, o futebol galês alcançou os melhores resultados de sua longa história, que começou em 1876 com a criação de sua federação de futebol, a terceira mais antiga do mundo depois da Inglaterra e da Escócia. Mesmo antes de se classificar para sua primeira Copa do Mundo em mais de meio século ao derrotar a Ucrânia nos playoffs, a seleção masculina galesa havia de fato chegado às fases finais do Campeonato Europeu em 2016 e 2020, um resultado que ela nunca havia alcançado antes. Em 2016, foram eliminados nas semifinais por Portugal, que acabou vencendo o torneio; em 2020, a equipe havia saído das oitavas de final após enfrentar a Itália nos grupos.

Gareth Bale em 2016 (Dean Mouhtaropoulos/Getty Images)

No nível feminino, o País de Gales ainda não participou da Europa ou da Copa do Mundo, mas este ano chegou mais perto do que nunca, perdendo nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2023 contra a Suíça.

A seleção feminina em 2021 em Cardiff (Dan Mullan/Getty Images)

Mooney, que antes de ingressar na Federação Galesa esteve envolvido no desenvolvimento estratégico da Uefa, órgão que governa o futebol europeu, explicou que um novo impulso para uma mudança de nome veio após os recentes sorteios para o pré-eliminatórias para o campeonato europeu de futebol 2024 O País de Gales encontrava-se no mesmo grupo da Turquia, que durante alguns meses decidiu ser convocada, não só para o futebol, Türkiye em vez de Turquiaisto é, escolhendo seu nome turco em vez do nome inglês, palavra que em inglês significa “turquia”.

“Durante os sorteios europeus, falámos sobre a mudança de nome com os turcos”, disse Mooney, “e já tivemos várias discussões informais com a UEFA”.

Anteriormente, no entanto, o futebol galês havia mostrado um interesse crescente no nome Cymru e palavras ou slogans que lembravam a cultura e as tradições galesas. Além de usar o nome nas comunicações relacionadas às suas seleções nacionais, a Federação Galesa decidiu, entre outras coisas, chamar seu torneio de futebol anteriormente conhecido como Cymru Premier da Welsh Premier League. Já em 2019 Ele tinha feito isso uma operação de rebranding visual, alterando seu logotipo entre outras coisas.

(Catherine Ivill/Getty Images)

E mesmo antes das recentes declarações de Mooney ele tinha falado como a política reagiu ao crescente uso do nome Cymru no futebol. Em particular, e como esperado, a escolha agradou ao Plaid Cymru, um partido de centro-esquerda a favor da independência galesa, que no parlamento local (o “Senedd”) tem 13 assentos em 60.

Mais simplesmente, geralmente brincando, quem fala sobre a possível renomeação do País de Gales (conhecido internacionalmente como País de Gales) também há quem diga que seria uma forma de ganhar posições na ordem do alfabeto da equipe: W a C “Nos álbuns de figurinhas não teríamos não estar mais no fundo e nos eventos poderíamos sentar nas primeiras filas”, disse Rob Dowling, responsável pelas comunicações da federação.

– Leia também: Liga de rugby inglesa desmorona

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."