Guerra Rússia Ucrânia, todas as notícias do dia

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia já dura 87 dias: notícias diferentes hoje, da siderúrgica Azovstal que está agora nas mãos dos russos até a possibilidade de Nascer colocar seus armamentos na Moldávia. Rússia proibiu o presidente dos Estados Unidos de entrar em seu território Joe Biden, mas tem que lidar com a explosão da fábrica aeroespacial Zhukovski. A evacuação da cidade de Mariupol é quase impossível e o arcebispo de Kiev condena a violência dos russos.

Guerra Rússia Ucrânia, a notícia hoje 21 de maio

Arcebispo de Kiev: “Quem manda matar e estuprar é assassino e estuprador”

A violência contra civis ucranianos continua, sendo as mulheres as mais afetadas. Em uma mensagem de vídeo para a cidade de Kiev, o arcebispo Sviatoslav Shevchuk lança seu enésimo apelo à paz, condenando veementemente a violência dos russos:

“Vemos que durante a guerra o inimigo, em particular, dá muitas ordens criminais. E que manda matar, estuprar, tornando-se o assassino e o próprio estuprador. Qualquer um que envie um exército para matar pessoas em outro país torna-se um criminoso, torna-se um assassino, torna-se pessoalmente responsável pelo mal que ordenou aos outros. Há cada vez mais refugiados e cada vez mais pobres: hoje há uma luta não só na frente, mas também pela economia da Ucrânia. A luta para que a Ucrânia possa alimentar o povo com seu pão, para que as terras negras da Ucrânia possam fornecer a quantidade de alimentos necessária não apenas para a Ucrânia, mas também para o mundo “

Rússia Guerra na Ucrânia, russos avaliam troca de tropas Azov com oligarca Medvedchuk

A siderúrgica Azovstal caiu e está nas mãos dos russos: o batalhão Azov agora é refém das forças do Kremlin, que avaliam a possibilidade de fazer uma troca com o oligarca Victor Medvedchuk, capturado no mês passado pelo serviço secreto ucraniano. Uma hipótese de troca confirmada por Leonid Slutskynegociador e chefe da Comissão de Relações Exteriores da Duma.

A queda da siderúrgica Azovstal também marca a rendição de Mariupol, uma cidade agora difícil de evacuar, como explica o assessor do prefeito Petr Andriuscenko:

“De fato, a partir de hoje, a evacuação da cidade torna-se impossível a menos que os corredores humanitários sejam abertos após negociações com o governo do país. Apelamos a todos aqueles que pretendiam regressar a Mariupol e recolher os seus pertences que não o façam. A rua seria de mão única. Nossas fontes nos dizem que os ocupantes estão substituindo suas tropas das repúblicas fantoches por tropas de Rosguardia e Kadyrov. O número de postos de controle na direção de Zaporizhzhia está aumentando, mesmo em estradas de terra ao longo das quais o campo de filtragem poderia ter sido evitado ”

Zelensky: “Não precisamos de fazer concessões, mas de entrar na Europa”

No 87º dia da guerra, o Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky continua a pedir a adesão do seu país à União Europeia. Durante a conferência de imprensa realizada por ocasião da visita do Primeiro-Ministro português, Zelensky disse:

“Não precisamos de alternativas ao pedido da Ucrânia de aderir à União Europeia, não precisamos de tais compromissos”

Rússia Ucrânia Guerra, OTAN avalia armamentos na Moldávia

A NATO continua a acompanhar a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a ponto de ponderar a ideia de colocar os seus armamentos na Moldávia, conforme explicou o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico. Liz Truss em entrevista com Telégrafo:

“Putin foi absolutamente claro sobre suas ambições de criar uma Rússia maior. Só porque suas tentativas de conquistar Kiev falharam não significa que ele desistiu dessas ambições.”

Enquanto isso, a Rússia está negando a quase 1.000 cidadãos americanos e 26 cidadãos canadenses a possibilidade de entrar em seu território: entre eles, o presidente americano Joe BidenO fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, e Sofiaesposa do primeiro-ministro canadense Justin Trideau.

Moscou corta gás para a Finlândia e instala mais bases na fronteira

Ameaçada por ofensivas ocidentais, a Rússia decidiu cortar o fornecimento de gás à Finlândia, assim como fez com a Bulgária e a Polônia: notícias confirmadas por ambos Gazprom do que a empresa de energia pública finlandesa Gasum. Moscou também anunciou sua intenção de aumentar as bases militares na fronteira com a Finlândia.

Uma decisão que vem quase simultaneamente com as palavras do presidente turco Tayip Erdoganque falou com o seu homólogo finlandês Sauli Niinisto sobre a sua entrada na OTAN. Estas são as palavras do Presidente da Finlândia.

“Tivemos um telefonema aberto e direto com Recep Tayyip Erdogan. Eu disse que, como aliados da OTAN, a Finlândia e a Turquia trabalharão pela segurança uma da outra e, assim, nossas relações serão fortalecidas. A Finlândia condena o terrorismo em todas as suas formas e manifestações”