Como Ju-On: Origins da Netflix se conecta à franquia de filmes The Grudge

Cue som de coaxar assustador ...

piores citações de 50 tons de cinza

Ju-On: Origens os spoilers da primeira temporada não serão encontrados aqui.

Embora o público ocidental provavelmente saiba Ju-On meus agradecimentos ao remake americano de Sarah Michelle Gellar, The Grudge é muito mais prolífico do que isso. Como a maldição que ocupa o centro das atenções nesta franquia, Ju-On nunca morre realmente, sobrevivendo até agora em 13 filmes completos, sem mencionar os inúmeros romances e curtas que assombram os fãs também.

Seguindo o mal recebido 'sidequel' americano de Nicolas Pesce, a Netflix decidiu manter o pesadelo Ju-On: Origens , que também passa a ser seu primeiro original de terror japonês.

ju on origins netflix Netflix

Ju-On o criador Takashi Shimizu nos apresentou a Kayako e Toshio em dois curtas japoneses, Katasumi e 4444444444 , que foi ao ar como parte de uma série de antologia de TV em 1998. No entanto, não foi até Ju-On: a maldição Chegou dois anos depois que o estertor da franquia começou a se infiltrar na cultura popular.

Ju-On: Origens é (uma espécie de) uma prequela do trabalho de Shimizu, focando mais uma vez na violência e no assassinato criados pela maldição em questão. Desta vez, a série começa no final dos anos 1980 e segue um grupo de vítimas até 1998, quando acontece o primeiro Ju-On curto foi lançado.

Como de costume, os personagens estão apenas vagamente conectados pela maldição, mas todos os seis episódios da primeira temporada são amarrados por um investigador paranormal que tolamente se torna obcecado pela casa do crime.

História Relacionada

Apesar Origens tem a tarefa de explicar como a maldição começou, na verdade ela se desvia dos alicerces da franquia. Longe vão os muitos, muitos sustos de salto e em seu lugar está um medo de queima lenta pontuado por ataques de violência extremamente gráficos.

Mais importante do que isso, Ju-On: Origens separa-se dos filmes, sugerindo que eles são baseados nas histórias 'reais' exploradas nesta série. A ideia é que o que acontece nesta prequela inspira pessoas como Shimizu a fazer filmes que recontam esses eventos da 'vida real' como histórias de terror sobrenatural na tela.

Ainda assim, cada uma das parcelas japonesas permanece conectada pela ideia da própria maldição e dos fantasmas que a personificam. Mas e os 'remakes' americanos?

ju on origins netflix Netflix

Bem, Shimizu também dirigiu a versão de 2004 do Ju-On , que foi originalmente apresentado como um remake anos antes de o universo compartilhado se tornar comum em Hollywood. Por causa disso, qualquer conexão entre The Grudge e suas contrapartes japonesas foram difíceis de estabelecer.

No entanto, o mais recente Ju-On filme, também intitulado The Grudge , agora está oficialmente conectado à franquia japonesa de Shimizu e também ao remake de Hollywood. O diretor Nicolas Pesce confirmou isso no ano passado em entrevista ao IGN , explicando que:

“Na minha cabeça, os filmes americanos não estão divorciados dos japoneses, e isso não está divorciado do cânone maior. É tudo uma grande coisa ... Essa maldição que foi trazida para a América está conectada com a do Japão, então não é como se estivéssemos nos divorciando totalmente dos mundos. Estamos apenas mostrando a você mais do impacto que essa história teve. '

Não só o mais recente Rancor filme começa em Tóquio com uma aparição da própria Kayako, amarrando-o ao original japonês, há também um retorno para a franquia ocidental mais tarde. Especificamente, o Hollywood original Rancor é referenciado quando o novo parceiro do detetive Muldoon conta a ela sobre o incidente com Kayako em Tóquio que ocorreu em 2004 - e o personagem Detetive Nakagawa é até mencionado pelo nome.

Ao conectar os elementos japoneses e ocidentais de Ju-On juntos, o 2020 Rancor filme também conecta tudo a Ju-On: Origens , que, portanto, serve como inspiração da 'vida real' para tudo o que ocorreu neste universo compartilhado mais amplo.

É bastante adequado que Origens completa o círculo desta forma, uma vez que Ju-On trata-se de uma maldição sem fim que repete o mesmo ciclo indefinidamente.

Ju-On: Origens já está disponível para assistir na Netflix.