Crítica de Leonardo - O retorno de Aidan Turner à TV não é tão sexy quanto Outlander

Mas isso funciona?

Leonardo os episódios 1 e 2 foram disponibilizados para revisão.

quando o brooklyn 99 chega

Para seu primeiro papel na TV desde Poldark terminou em 2019, Aidan Turner mais uma vez se volta para o drama de época para estrelar como o artista italiano da Renascença, inventor e gênio completo Leonardo da Vinci na nova série Amazon Prime de oito partes, Leonardo.

Os fãs do retrato de Turner do robusto (e ocasionalmente sem camisa) Ross Poldark e, de fato, os conhecedores de Da Vinci podem ficar desapontados, já que nenhum dos dois achará esta série histórica de drama / mistério exatamente o que eles esperavam.

Começando com o tempo de Leonardo trabalhando no estúdio do renomado pintor Verrocchio (Giancarlo Giannini), a série segue lentamente o artista enquanto ele descobre seu talento e se ramifica por conta própria. Isso inclui o incentivo à ex-modelo da artista (e possível trabalhadora de rua) Caterina da Cremona ( O Desfazer de Matilda De Angelis), que se torna sua musa e melhor amiga.

Filmado em locações na Itália antes e durante a pandemia de 2020, está repleto de edifícios históricos deslumbrantes, a luz do sol refletindo belas artes e belas locações mediterrâneas enquanto Leonardo caminha de Florença a Milão, reunindo inspiração para suas obras famosas.

Leonardo Aidan Turner Grande luzSony Pictures

Tecido em sua história é um mistério, entregue em flash-forwards - parece que anos depois, um Leonardo barbudo desgrenhado é preso pelo assassinato de Caterina, e a estrada que o levou à prisão está relacionada ao inspetor Stefano Giraldi (um Freddie bastante estranho Highmore) em entrevistas policiais por aqueles que o conheciam.

Até agora, tão interessante - exceto que nunca aconteceu.

Os criadores da série, Frank Spotnitz e Steve Thompson, imaginaram não apenas a trama do assassinato, mas também a própria Caterina. Embora haja algumas referências a uma 'Cremona' nos escritos de Da Vinci, os pesquisadores não conseguiram descobrir muito mais e o personagem central aqui é completamente inventado para dar a Leonardo alguém em quem confiar (e possivelmente envenenar mais tarde) .

Claro, muitos dramas históricos recentes jogaram rápido e livremente com a verdade como Leonardo faz - mas eles tendem a ser um pouco mais óbvios sobre isso. Duvidamos que muitas pessoas estejam assistindo Outlander realmente acredito que você pode viajar através de pedras para 18ºséculo Escócia.

E a série tumultuada, O grande , com Elle Fanning como a imperatriz Catarina da Rússia e Nicholas Hoult como o imperador Pedro, empacota os momentos fictícios, mas é aberto sobre isso, chegando a ter um cartão de título que declara 'uma história ocasionalmente verdadeira'.

Leonardo Aidan Turner Sony Pictures

Os lustres da história, sem dúvida, ficarão irritados com as fabricações em Leonardo - embora pelo menos eles ficarão aliviados ao ver que os cineastas não criaram um romance para Leo e Caterina, e eles ficarão aliviados que muitos elementos factuais estão pelo menos misturados com as partes dramáticas imaginadas.

Na verdade, os criadores Spotnitz e Thompson às vezes parecem um pouco orgulhosos dos fatos que eles ter incluído, fazer acenos bastante óbvios para eles - como ter um admirador de Leonardo notando em voz alta que ele é canhoto (é um fato!), enquanto uma cena de jantar mostra o artista perguntando o que está em sua comida, já que ele não come carne (Leo era vegetariano, você vê - fato!).

Há muito mais histórias verdadeiras interessantes que são apresentadas na série, no entanto, todas sutilmente interpretadas por Turner, à medida que sua versão de Leonardo perde suas visões inocentes sobre arte, vida e pessoas.

Sua prisão real por sodomia aos 24 anos, após um incidente com um conhecido prostituto em Florença, é apresentada (as acusações foram retiradas posteriormente), e há referências fugazes a Leonardo ser gay (o que a maioria dos estudiosos de arte concorda que é provável ), incluindo alguns beijos apaixonados, mas lindos.

História Relacionada

É tudo muito manso, considerando que estamos todos acostumados a dramas de época cheios de trepadas (sim, queremos dizer você, Outlander, Bridgerton, e O grande ), mas é o tom certo para esse drama histórico particular.

Como com A coroa , onde seria enervante (para dizer o mínimo) ter uma cena obscena com Charles e Camilla sob as cobertas, este drama não insere cenas quentes para apimentar as coisas que não são necessárias - trama de assassinato fictício à parte, este é história séria sobre um artista sério cujo verdadeiro amor não era um homem ou uma mulher, mas com a própria arte.

Claro, isso significa que não há cenas de topless de Aidan Turner criando taciturnamente a arte de Ginevra de 'Benci (a primeira encomenda solo de Da Vinci) enquanto a tinta escorre por seu torso peludo. Ainda não, pelo menos.

como jogar o efeito de massa no xbox um

Em vez disso, Turner consegue deixar a imagem do bolo para trás e, ao fazer isso, ele oferece um retrato atencioso e agradável do famoso artista - uma performance que é cativante o suficiente para que todo aquele material ficcional extra realmente não fosse necessário.

Leonardo lança em Amazon Prime Video no Reino Unido e na Irlanda em 16 de abril.