Lightyear: como funciona o primeiro carro “solar”

Chama-se Lightyear e é o primeiro modelo de carro que pode ser definido como “solar”. É um carro capaz de rodar por meses sem precisar ser recarregado nas colunas elétricas. Essencialmente, um carro capaz de produzir e consumir energia sempre que estiver ao sol.

o Ano luz é mais de um carro do futuro, uma vez que já foi implementado. Um carro que polui o menos possível e usa oenergia solar. Com esses carros, de fato, você pode percorrer muitos quilômetros sem precisar recorrer a colunas elétricas por meses. Já desenhado há algum tempo, hoje tornou-se ainda mais acessível economicamente, embora obviamente não seja um bem barato. É o primeiro do gênero e pode ser definido como um carro “solar” justamente porque consome e produz energia cada vez que é exposto ao sol.

Um protótipo do carro solar Lightyaer @Credits Lightyear/Instagram – BioPlanet

Lightyear: o carro do futuro?

sustentável e amigo do planeta: essas são as características que certamente representam os aspectos positivos do Lightyear. Esses carros representam o sinal de que o Tecnologia a sustentabilidade continua a evoluir e a encontrar soluções para reduzir as emissões de CO2, neste caso no âmbito mobilidade. Os carros Lightyear carregam sempre que estão no sol e permitem que você viaje até 800km sem ter que parar nos terminais de carregamento da bateria. São produzidos pela empresa holandesa Lightyear e passaram por um processo de refinamento ao longo do tempo.

Uma evolução alcançada também do ponto de vista econômico. De facto, se o modelo zero podia custar até 240.000 euros, o modelo 2 parte agora de um preço base de 40 mil euros. Um custo ainda não acessível a todos, mas esta queda sugere que estes carros poderão em breve alargar a sua área de distribuição. Equipado com painéis solares, os primeiros testes foram feitos nos países mais ensolarados, como Portugal, até aqueles onde o clima é mais nublado, como a Holanda. Em ambos os casos, foram percorridos 35 km por dia. Enquanto na Holanda o carro Lightyear rodou por dois meses, em Portugal o i 7 meses (cerca de 1000 km) sem a necessidade de recarregar a bateria.

Carro solar da marca Lightyear
Carro solar Lightyear 2, evolução do protótipo zero @Créditos Lightyear/Instagram – BioPlanet

Energia gratuita e limpa

Conforme informado pelo site Esverdeie-meno site do fabricante diz: “Lightyear 2 é um automóvel energia solar. Com uma camada integrada de células solares que estendem suas viagens, você pode percorrer mais de 800 quilômetros antes de sua próxima carga. Para viagens curtas a médias, o Lightyear 2 pode até aguentar sem disparar. Imagine, estar desconectado da rede elétrica e funcionar apenas com energia solar gratuitamente E ter“.

Basicamente, com estes carros parece possível ter de procurar uma coluna de carga três vezes menos do que com outro carro elétrico. Isso ocorre porque as células solares fornecem Poderoso no movimento. Impossível, por enquanto, dizer se essas máquinas poderão percorrer todas as estradas no futuro. Mas uma coisa é certa, cada passo rumo à sustentabilidade, também do ponto de vista da mobilidaderepresenta sempre um passo em direção ao bem-estar do planeta.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."