Live Aid aconteceu há 30 anos hoje: Nossas 10 apresentações favoritas

Incluindo a exibição icônica do Queen, uma Madonna com cara nova e o desastroso acidente com o microfone de Paul McCartney.

30 anos atrás, hoje, em 13 de julho de 1985, dois shows pop massivos mudaram o mundo.

coisas que você pode fazer no iphone 7

Bob Geldof reuniu os maiores talentos da música para grandes shows no Wembley Stadium de Londres e no JFK Stadium da Filadélfia, todos com o objetivo de erradicar a pobreza na Etiópia.

Uma enorme quantidade de dinheiro foi arrecadada, mas também um legado musical foi criado. Nós damos uma olhada em nossas 10 apresentações favoritas do dia que abalou o planeta.

10. Hall e Oates: 'Fora de alcance'
Em 1985, Hall e Oates eram maiores do que o cabelo de Daryl Hall (por exemplo, absolutamente volumosos), e com 15 anos de carreira na época, retornar à Filadélfia para o show do US Live Aid foi um retorno para casa.

Mas, além de apresentar alguns de seus números mais clássicos, a dupla brilhou com seu mais recente hit global 'Out Of Touch', que viria a se tornar um de seus mais famosos.

9. Phil Collins: 'Against All Odds'
Na época, isso foi uma grande mudança para o estilo de Phil Collins, após seu sucesso global com o Genesis. 'Against All Odds' foi sua primeira incursão adequada no pop mainstream e aqui Collins fez uma interpretação empolgante da faixa para 72.000 pessoas em Wembley.

Naturalmente, iria se tornar um de seus sucessos de marca registrada e marcou o início de sua habilidade recém-descoberta para uma balada poderosa.

8. U2: 'Mau'
Embora a banda irlandesa já estivesse ganhando uma sólida reputação como banda em turnê em 1985, a notoriedade do U2 disparou após sua intensa apresentação no Live Aid. O grupo entregou uma versão estendida de 11 minutos de sua faixa 'Bad' para o público de 1,9 bilhão de televisão, o que significa que eles tiveram que abandonar a terceira música em seu set naquele dia.

quando o último reino retorna

7. Paul McCartney: 'Let It Be'
Assim como acidentes tecnológicos podem acontecer na TV ao vivo agora, em 1985 - e neste dia em particular - houve uma série de erros crassos. O mais memorável foi durante a performance de Paul McCartney de 'Let It Be' quando seu microfone não funcionou, deixando milhares no estádio perplexos.

Os técnicos foram rápidos em resolver o problema, porém, e depois de alguns minutos, a voz de Macca ecoou no céu de Wembley. Para mostrar seu apoio, Bob Geldof, Pete Townsend, Alison Moyet e David Bowie subiram ao palco para cantar junto com o Beatle para o refrão final.

6. Led Zeppelin: 'Whole Lotta Love'
Na Filadélfia, o Led Zeppelin deu uma versão arrebatadora de seu hino de ouro 'Whole Lotta Love' para 100.000 americanos. No geral, o show nos Estados Unidos pareceu muito mais pesado do que seu homólogo britânico, e os caras do Led ajudaram a aumentar a voltagem total com seus solos de guitarra eletrizantes.

5. David Bowie: 'Heróis'
David Bowie dedicou essa faixa a seu filho, aos filhos da multidão e a todas as crianças do mundo que precisam de esperança, promovendo a ética do Live Aid de que todo jovem merece um futuro brilhante.

Vestido, a estrela icônica cantou seu hino inspirador 'Heroes' para milhares no estádio e milhões em casa, com Thomas Dolby dando uma corrida espetacular nas teclas. David ficou tão encantado com o show que disse durante uma entrevista nos bastidores que '[Live Aid] tem para ser um evento anual '.

4. Elton John e George Michael: 'Don't Let The Sun Go Down On Me'
Embora Elton fosse um ícone estabelecido a essa altura, embora George fosse o galã do pop, ele estava apenas à beira de uma grandeza ainda maior. Aqui, porém, eles voam como iguais, o Wham! estrela derramando seu coração e alma no sucesso de Elton de 1974 - e isso realmente marcou o início de algo especial. Mesmo seis anos depois, em 1991, o público estava louco com o dueto quando um lançamento oficial atingiu o primeiro lugar no Reino Unido e nos Estados Unidos.

3. Madonna: 'Into The Groove'
Na Filadélfia, Bette Midler apresenta Madonna como 'o nome que está na boca de todos nos últimos seis meses'. O popstar ainda era relativamente novo, mas essa apresentação de 'Into The Groove' com seu arranjo funk-up e batidas de pandeiro sem esforço mostrou todas as indicações de um superstar em formação. 30 anos depois, o nome de Madonna ainda está na boca de todos.

2. Mick Jagger e Tina Turner: 'State of Shock' / 'It's Only Rock' n Roll '
O que você ganha quando une o Rei e a Rainha do rock 'n roll? Uma das apresentações ao vivo mais surpreendentes de todos os tempos. Quando Mick Jagger convida Tina Turner para o palco, você sabe que vai se dar bem, mas a química e a voz áspera entre os dois foram fascinantes.

quando é a próxima temporada de melhor chamar Saul

Mick fica sem camisa e muda de camisa, o cabelo de Tina está mais selvagem do que nunca e seus movimentos de dança distintos sincronizam-se de forma sublime. Mick fica tão brincalhão que arranca a saia de Tina. Que performance.

1. Rainha
É a performance que define o Live Aid. 30 anos depois, a performance de Freddie Mercury permanece um tour de force de 24 minutos no showmanship que faz você lamentar sua morte trágica e prematura novamente.

Claro, Queen já era um nome conhecido a esta altura, então ninguém esperava uma exibição vacilante, mas os livros de história da música registram que este foi o dia em que o Queen apareceu para provar seu legado. Eles chamaram a atenção do mundo e muitos concordarão que isso os ajudou a vender seu próprio show no Estádio de Wembley - sim, naquela icônico - apenas 12 meses depois. Não podemos escolher uma parte favorita, então aqui está todo o glorioso set.

Quais são suas performances favoritas do Live Aid 1985? Deixe seus comentarios na caixa abaixo.