Maddie McCann, mídia britânica: Polícia procura o pijama que ela usava quando desapareceu

Continuam as buscas na região do Algarve, em Portugal, por Maddie McCann, a menina inglesa que desapareceu em maio de 2007 quando estava na Praia da Luz com a família, de apenas quatro anos. Também foram ativados cães moleculares para atividades de busca e foi utilizado um drone, enquanto prosseguem os trabalhos de escavação na bacia artificial do rio Arade, onde se procuram novas possíveis pistas sobre o desaparecimento da filha pequena e, em particular, da rosa pijama que Maddie usava no momento do desaparecimento. Já ontem foram retirados “vários sacos” da albufeira algarvia, segundo a imprensa britânica.

Investigações nascidas de suspeitas sobre Christian Brueckner

A nova investigação foi solicitada pelos investigadores alemães presentes no local, que suspeitam de Christian Brueckner, um alemão de 47 anos, atualmente detido na Alemanha por outros crimes sexuais cometidos em Portugal. De acordo com o estudo dos registos telefónicos, no dia 3 de maio de 2007, Brueckner esteve perto do Ocean Club na Praia da Luz, o estabelecimento turístico onde a família McCann passava férias e cujo apartamento provocou o desaparecimento da menina enquanto os seus pais jantavam uma poucos metros de distância.

As buscas malsucedidas de 2008

A bacia do Arade, onde voltamos a estudar hoje, dista cerca de 50 quilómetros da Praia da Luz. Em particular, escava-se uma pequena língua de terra rodeada de árvores que, em alguns depoimentos, Brueckner, que viveu muitos anos entre a Alemanha e Portugal numa autocaravana, descreve como um “pequeno paraíso” onde se isolou. Em 2008, o local tinha sido alvo de buscas por iniciativa do advogado madeirense, Marcos Aragão Correia, que tinha recebido uma denúncia de que a pequena Maddie teria sido atirada à água por estas bandas. Os investigadores portugueses não prestaram atenção a uma das muitas pistas que surgiram freneticamente nessa época, e Correia pagou pessoalmente aos mergulhadores. Foi encontrado um saco com ossos que, ao serem analisados, revelaram ser de animais.