Mercados de ouvidos atentos ao Fórum de Sintra e de olho na inflação em junho

MILÃO- O Fórum de Banqueiros Centrais anual e os dados sobre a inflação na Europa serão os eventos mais esperados da semana, para medir a taxa de superaquecimento das economias continentais e avaliar com que determinação e eficácia a Eurotower desejará manter os preços à distância.

A Cimeira de Sintra em Portugal abre na segunda-feira, onde o BCEaté quarta-feira, organiza a reunião anual, com a presença, entre outros, do Presidente do BCE Cristina Lagarde e número um alimentado, Jerome Powell. A partir do meio da semana, no entanto, os dados econômicos reais começarão a fluir, com inflação em junho em muitos países membros: a partir de quarta-feira Espanha e Alemanha, quinta-feira França, sexta-feira Itália e zona do euro. Também planejado para G7 na Alemanha e uma delicada cimeira da Nascer, para Madri. Finalmente o topo OPEP +, chamado a avaliar as políticas de abastecimento de petróleo bruto dos principais países produtores. Espectadores, mas também protagonistas, os mercados, que reabrem em busca de pontos fixos, após um mês de junho muito turbulento.

Todos os agendamentos informados pelo Agi.

SEGUNDA-FEIRA, 27 DE JUNHO

Espanha: Preços ao produtor de maio.

Estados Unidos: bens duráveis ​​em maio.

BCE: Discurso de Lagarde e Schnabel no Fórum de Sintra.

G7: vértice.

Istat: preços da habitação 1º trimestre de 2022.

Unioncamere: Apresentação do XXI Relatório sobre as médias empresas industriais italianas da Unioncamere, Área de Estudo Mediobanca e Centro de Estudos Tagliacarne.

TERÇA-FEIRA, 28 DE JUNHO

Alemanha: Gfk confiança do consumidor.

França: confiança do consumidor em junho.

BCE: Intervenção da Lagarde em Sintra; Discurso de Lane e Panetta.
Istat: faturamento do setor em abril.

Uso: confiança do consumidor.

G7: vértice.

Ivass: Apresentação do relatório anual e reflexões do Presidente Luigi Federico Signorini.

QUARTA-FEIRA, 29 DE JUNHO

Japão: vendas no varejo de maio e confiança do consumidor.

Espanha: inflação em junho.

BCE: discurso do Vice-Presidente da Guindos em Sintra, seguido de Lagarde, Powell e Bailey.

Alemanha: inflação em junho.

Estados Unidos: 1 quarto do PIB final.

Estados Unidos: estoques semanais de petróleo.

QUINTA-FEIRA, 30 DE JUNHO

BCE: a Presidente do Conselho de Supervisão Bancária, Andrea Enria, dirige-se à Comissão dos Assuntos Económicos do Parlamento Europeu.

Japão: produção industrial em maio.

França: inflação em junho.

Gb: leitura final do PIB I trimestre.

Istat: empregados e desempregados em maio.

Istat: preços ao produtor industrial e de construção.

Títulos públicos: leilão de BTPs de 5 e 10 anos.

Estados Unidos: Solicitações semanais de auxílio-desemprego.

BCE: intervenção Lagarde.

Petróleo: OPEP + cimeira.

Suécia: o banco central decide as taxas.

SEXTA-FEIRA, 1º DE JULHO

Zona do euro: inflação em junho.

Istat: inflação em junho.

Estados Unidos: índice de manufatura ISM de junho.