Mídia italiana e crise climática, leitores pedem mais informações

Foto de Flipboard no Unsplash

O ano de 2022 e os primeiros meses de 2023 foram marcados por uma série de eventos climáticos extremos que muitas vezes chamaram a atenção do público para a crise climática. Apesar disso, até hoje a mídia italiana ainda cobre muito pouco do assunto. É o caso das notícias, como destaca um estudo publicado no início de maio pelo Observatório de Pavia, um instituto de pesquisa independente especializado em análise de mídia. Em 2022, as informações sobre a crise climática representaram 2% das informações fornecidas globalmente notícias italianas.

Embora a mídia italiana pareça interessada nos efeitos das mudanças climáticas próximas a eventos econômicos, como a recente enchente em Emilia, o mesmo não pode ser dito dos leitores. Precisamente porque os cidadãos muitas vezes experimentaram diretamente a crise e seus efeitos, aumenta a porcentagem dos que se declaram interessados ​​nessas questões. Nesse sentido, a informação italiana poderia coletar as sugestões que vêm do público, para tentar extrair delas indicações e estratégias de comunicação.

A crise climática na mídia italiana

O Observatório de Pavia, por recomendação do Greenpeace Itália, concluído em 2022 um estudo que analisou a comunicação da mídia italiana sobre aspectos climáticos. Sete TG foram analisados ​​durante o ano. Além das edições em horário nobre nos canais RAI, foram também examinados o Studio Aperto às 18h30 e o TG La7 às 20h00.

O resultado é que, de 42.271 histórias, apenas 855 tratam implícita ou explicitamente da crise climática. Além disso, desde o início do ano até o verão, os dados mudaram. No início de 2022, a cobertura da mídia italiana era fraca. quando no entanto seca atingiu a Itália, número de relatórios de crise climática aumentou. Isso pode ser explicado pelo fato de as informações do GT seguirem a crônica dos eventos, principalmente quando estes são de natureza extrema.

Além das emissoras, o Observatório também considerou artigos publicados de Corriere della Sera, la Repubblica, Il Sole 24 Ore, Avvenire, La Stampa. Em particular, foi verificada a presença de determinadas palavras-chave pré-estabelecidas sobre o assunto. Novamente, no primeiro trimestre de 2022, a questão das mudanças climáticas recebeu menos atenção do que no resto do ano.

Assim, as consequências problemáticas deste modo de funcionamento são de dupla natureza. A crise climática não é transmitida pela mídia italiana com a consistência que seria necessária, e é difícil para a informação montar uma narrativa que conte também as causas e possíveis soluções para eventos desastrosos. No entanto, o Reuters Institute, um centro de pesquisa com sede no Reino Unido, tentou explorar os hábitos do público em reportar sobre a crise climática. A partir dos resultados, é possível imaginar soluções para esses problemas.

Foto de Roman Kraft no Unsplash

The Digital News Report 2022: leitores italianos prestam atenção à crise

No Digital News Report 2022, o Reuters Institute analisa dados de 46 estados. O que chama a atenção é a atitude das pessoas em relaçãoinformações sobre a crise climática dependem principalmente da política e do impactos da própria mudança climática em um território. No que diz respeito à polarização política, em países onde há forte oposição entre direita e esquerda, o desinteresse dos políticos de direita contrabalança a maior atenção da esquerda.

Em países onde os efeitos da mudança climática foram mais prejudiciais, o interesse público aumentou. Nesse sentido, os leitores dizem sentir a necessidade de informações preciso e confiável antes que ocorram desastres. América do Sul, Sul da Europa e Sudeste Asiático são as regiões onde os leitores relatam estar mais interessados ​​em questões relacionadas à crise climática.

No que respeita à Europa, Espanha e Portugal registam 53% dos inquiridos. A Itália também está entre os países mais virtuosos, com 46% dos leitores que se declaram interessados a questões relacionadas com a crise climática, em contraste com a cobertura dada pela mídia italiana.

Inovar a estratégia de comunicação para oferecer ao leitor um serviço de qualidade

O terceiro fator que o Reuters Institute leva em consideração no Digital News Report 2022 é o relacionado à idade. Primeiro o pessoas com menos de 35 anos são mais propensas a obter informações através de redes sociais. Para muitos, de fato, esses espaços virtuais se tornaram um local de obtenção de informações diretas de ativistas e jornais independentes. Algumas delas vêm se desenvolvendo há anos e representam um precedente virtuoso para a inovação em informação.

Os inquiridos também afirmaram que, independentemente da idade, a sua fonte de informação preferida são os documentários (39%). Na verdade, estes parecem capazes de transmitir mais emoção do que as notícias dos principais meios de comunicação italianos. O envolvimento emocional seria então necessário para estabelecer uma relação com o público, levando-o a perceber questões relacionadas à crise são menos distantes e abstratas.

A mídia italiana poderia, portanto, aprender uma lição com esses retornos. Precisamos melhorar a narrativa da crise climática, delineando as causas e soluções para a crise. Para tal, deve inovar-se a estratégia de comunicação, procurando envolver o público atravésuso controlado de emoção e foco multimídia.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."