Monstros marinhos, os 4 peixes alienígenas perigosos que enxameiam os mares da Sicília

Ragusa – Baiacu-malhado, peixe-escorpião, peixe-coelho-preto e peixe-coelho-listrado: as quatro “espécies exóticas invasoras de origem tropical” relatadas nos mares italianos, pela primeira vez na Sicília, chegaram todas do canal de Suez, para o qual você deve ter cuidado (além da famosa caravela portuguesa) para evitar incidentes desagradáveis. O Instituto Superior de Protecção e Investigação Ambiental (Ispra) e o Instituto dos Recursos Biológicos Marinhos e Biotecnologia do Conselho Nacional de Investigação (Cnr-Irbim) lançaram a campanha “Cuidado com estes 4” para informar banhistas e turistas, explicar como reconhecer e monitorizar a sua presença e distribuição nas águas mediterrânicas.

o Baiacu manchado Lagocephalus Sceleratus (foto 1), relatado pela primeira vez em 2013, é caracterizado pela presença de manchas escuras no dorso cinza-prateado. A espécie possui uma poderosa neurotoxina que a torna muito tóxica quando ingerida, mesmo depois de cozida. Além disso, ele tem dentes poderosos com os quais pode infligir mordidas dolorosas.

o Peixe escorpião Pterois miles (foto 2), foi relatado pela primeira vez em 2016 e é uma das espécies mais invasoras do mundo, também conhecida por ter colonizado grande parte das costas do Atlântico ocidental com impactos ecológicos impressionantes. A espécie é comestível, mas deve-se ter cuidado com os espinhos que podem causar picadas muito dolorosas mesmo 48 horas após a morte do animal.

o peixe coelho preto Siganus luridus (foto 3) e o peixe coelho listrado Siganus rivulatus (foto 4) foram relatados pela primeira vez em 2003 e 2015. Espécies herbívoras particularmente invasoras, como o escorpião, são comestíveis, mas deve-se ter cuidado com os espinhos que podem causar picadas dolorosas mesmo após a morte do animal.

Ispra e Cnr-Irbim convidam pescadores, mergulhadores e qualquer pessoa que tenha observado ou capturado alguma dessas espécies em águas italianas, a documentar com fotos/vídeos e enviar sua observação via WhatsApp para o telefone +3204365210 ou postar no grupo Oddfish no Facebook – https://www.facebook.com/groups/1714585748824288/ usando a hashtag #Atenti4. A campanha “Cuidado com estes 4” é patrocinada pelo Ministério das Políticas Agropecuárias, Alimentares e Florestais, Ministério da Transição Ecológica, Ministério da Saúde e Comando Geral das Autoridades Portuárias.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."