Montebelluna, cinco atletas do Sport Life Down no Mundial de Natação em Portugal

Uma seleção italiana marcada sobretudo pelo Sport Life é a que participa nos campeonatos mundiais de natação para rapazes com síndrome de Down agendados para 15 de outubro em Portugal: nada menos que 5 atletas dos 12 que formarão a seleção italiana são provenientes da associação Montebelluna. Eu sou Martina Villanova, Gian Maria Roncato, Eleonora Ostani, Anna Dobnik, Lorenzo Iannettinova entrada na seleção nacional para os dois últimos, nacionais de longa data para os outros.

Eles chegaram de Montebelluna, Vedelago, Castelfranco, Sernaglia della Battaglia, mas a sua casa é a piscina “Chiara Giavi” em Montebelluna. A partir de 15 de outubro, estarão em Albufeira, Portugal, para defrontar a décima edição do Campeonato do Mundo de Natação organizado pela Organização Internacional de Natação com Síndrome de Down.

Entre os cinco estão vários medalhistas e atletas em sua primeira experiência mundial. A líder é Martina Villanova, de Sernaglia, que vai participar em todas as provas de estilo, 67 medalhas entre ouro, prata e bronze a seu crédito entre Mundiais e Europeus, também Gianmaria Roncato, nado costas, tem um notável livro de medalhas, tantos que lembre-se do número. Serão eles, entre provas individuais e estafetas, que levarão as cores de Itália em Portugal. Estão muito motivados, prontos para colecionar medalhas também em Portugal.

“Basta olhar para eles”, disse ele a presidente da Sport Life, Daniela Marcuzzo “Sua aparência fala por si.”

O segredo de tanta força nos atletas da Sport Life que treinam duas horas por dia na piscina Montebelluna? “São atletas”, explica. Treinadora Luana Sartorato – e são tratados como atletas.

Sábado, 8 de outubro, foram celebrados antes da expedição portuguesa na Loggia dei Grani de Montebelluna, presentes o prefeito de Montebelluna, Adalberto Bordin, com seu conselho, o presidente da província, Stefano Marcon, a prefeita de Vedelago Cristina Andretta, a vice-prefeita de Sernaglia Paola Balliana, e todos os Amigos de Vida Esporte.

Sentiu a memória de João Menegon e as condolências pela tragédia na A4 do prefeito Adalberto Bordin, então esporão: “Levante alto – disse – a bandeira de Montebelluna”.

“Também o da província de Treviso e do município de Castelfranco” ecoaram o presidente da província e prefeito de Castelfranco Stefano Marcon e na mesma linha a prefeita de Vedelago Cristina Andretta e a vice-prefeita de Sernaglia Paola Balliana .

E então rédea solta à exultação dos cinco campeões e seus amigos da Sport Life, associação dirigida por Daniela Marcuzzo, que 36 anos de história, 125 atletas inscritosum staff de 64 pessoas entre treinadores, voluntários e staff de apoio e secretariado e que tem em arquivo mais de 50 participações dos seus atletas em campeonatos regionais, nacionais e internacionais.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."