“Mourinho decidido e apaixonado por Roma, reconheço esse entusiasmo”

ROMA – “Correndo corando”, uma música antiga de Antonello Vendidoé dedicado a Sebino . Muitos anos se passaram e os dois se viram nas arquibancadas um Tirana aplaudir Roma na final da Conference League, amigos como então, unidos pela paixão de Giallorossi.
Nela nunca mais saiu desde que chegou a Roma aos vinte anos. Agora ele é quarenta anos mais velho e conseguiu ficar animado. Depois de 24 horas sem dormir, ele conta com satisfação uma noite memorável: “Foi uma grande satisfação. Eu era um convidado da empresa, fiquei muito feliz por estar lá. Sou o único jogador da Roma a ter disputado duas finais da Liga dos Campeões, fiquei feliz que eles também pensaram em mim. Não escondo um pingo de emoção. Não lembro quem eu beijei. Talvez Rosella Sensi estivesse sentada ao meu lado e estávamos muito tensos. Ela é muito fanática, nos últimos anos não a vimos muito, nunca falei com ela. Apreciei esta mulher que era tão entusiasmada e apaixonada. Felicito o clube, eles criaram uma máquina organizacional excepcional, não foi fácil. Eu estava com muitos outros fãs e ex-jogadores. Eles têm sido bons. Sem esquecer o que foi feito no Olímpico. Há uma atenção à imagem de Roma que é extraordinária”.

A partir desta taça, a Roma pode ganhar impulso para o futuro.
“Vejo crescimento, primeiro no cuidado com as pessoas, depois no desejo de melhorar. Voltamos para Roma às sete da manhã, tinha gente indo trabalhar em Trigoria. A empresa está indo bem”.

Depois de perder duas finais em campo, você se alegrou com essa vitória.
“Não nego que me senti desconfortável. Não foi diferente dos outros, foi emocionante. Todas as conversas desaparecem. Ouvimos há muito tempo que não vale nada, mas quando ele te encontra lá é sempre uma final. Eu me coloco na cabeça desses jogadores que trabalharam toda a temporada e que ganharam um troféu. Não foi uma vitória fácil e nem quero saber se você jogou bem ou mal. O Feyenoord é uma boa equipe acostumada a jogar nestes níveis, sempre esteve na Europa. O que importa é vencer. Assim diz aquele que, no passado, criticou alguns jogos mal jogados. Joguei bem na final contra o Liverpool na Liga dos Campeões, joguei um dos meus melhores jogos contra o Inter na Copa da UEFA, mas um árbitro ultrajante nos obrigou a perder em Milão. Também jogamos bem no Olímpico e o gol de Rizzitelli não foi suficiente. No final das contas, é melhor vencer e trazer a Copa para casa”.

O que este troféu significa para a Roma?
“Ele certificou que você está lidando com um dos gerentes mais incisivos que o futebol já conheceu. Não é apenas a final, é a época da equipa que o prova. Adoro que a cidade, esta parte da cidade, tenha recuperado o entusiasmo que existia quando tocávamos. Em julho, ele me chamou de “La Bola” para falar de Mourinho. Eu disse: se é verdade que conheço Mourinho, tenho certeza que ele vai se apaixonar por esta cidade. Eu não estava nem um pouco errado. Digo isso sem conhecê-lo pessoalmente, só nos encontramos uma vez para um jogo da Champions League. Devemos reconhecer seus méritos, ele fez um trabalho extraordinário.

Esta equipa está destinada a crescer?
“Eu sempre soube que um projeto de três anos começou, agora espero que a Roma esteja entre os quatro primeiros. Mourinho fez este grupo, ele sabe o que é preciso para melhorá-lo. Tenho confiança no trabalho do treinador e do clube. Mesmo as equipes mais fortes podem ser melhoradas. O treinador lhe dirá o que você precisa. Um técnico, um segundo atacante, não sei. Agora há tantos nomes. Você tem que esperar disfarçado de mergulhador…”.

Poderia Dybala ser o reforço certo para a Roma?
“É importante que seja funcional para o grupo. Não sei quanto você pode gastar, não me importo. Você pode chegar ao quarto lugar mesmo sem nomes marcantes. Talvez Dybala possa ser um sonho para os torcedores, não estou desequilibrado”.

De quem essa equipe deve começar?
“Não gosto de falar de jogadores, mas se for preciso, digo que o goleiro é confiável, perfeito. Fiquei surpreso com o crescimento de Smalling, é um grande marco, ele fez uma temporada incrível. Então haverá a confirmação de Abraham, ele esteve à altura da ocasião, ele fez uma grande atuação. Hoje, acho importante não trabalhar apenas no onze inicial. Mourinho sabe que precisamos de uma equipa competitiva, temos de elevar o nível destes onze que muitas vezes ficam ausentes. Temos que trabalhar em grupo”.

Peregrinos no ombro de Di Bartolomei: descubra o mural em Roma

Assista a galeria