Na escola OpenCoesione: as equipes sicilianas premiadas

As escolas secundárias sicilianas com os melhores resultados na edição 2021-22 do projeto “A Scuola di OpenCoesione” foram premiadas esta manhã no Jardim Botânico de Palermo. Ao mesmo tempo, estão abertas as inscrições para a décima edição de “A Scuola di OpenCoesione” 2022-23, que permanecerá aberta até segunda-feira, 24 de outubro de 2022.

O Departamento de Planeamento Regional, enquanto autoridade coordenadora da Autoridade de Gestão Po Fesr Sicília 2014-2020, é parceiro no projeto coordenado pela equipa nacional da OpenCoesione, em colaboração com as escolas participantes do território regional, ao “Europe Direct” da ilha ” e a rede de associações “Amici di ASOC”.

Até o momento, foram realizadas nove edições, com 2.894 professores participantes, 34.370 alunos envolvidos e 1.247 projetos acompanhados. No ano passado, a nível nacional, foram admitidas 213 equipas com 350 professores e 4125 alunos, enquanto a nível regional, para a Sicília, foram admitidas 41 equipas, das quais 26 foram avaliadas positivamente e 6 admitidas à fase final, com duas prêmios.

A nível nacional, destacaram-se duas equipas sicilianas, que obtiveram prémios especiais por aspectos particularmente significativos da sua investigação de monitorização: a “Pink Rebuild Team” do instituto “Merendino” de Capo d’Orlando (Messina), classificada em primeiro lugar no o ranking regional, que recebeu o prêmio especial “Envolvimento Cidadão” (pela sensibilidade demonstrada no estudo de questões sociais particularmente exigentes, como o uso de bens confiscados ao crime organizado e o combate à violência contra as mulheres); e a equipa “Bio Generation” da escola secundária “Archimede” em Acireale (Catania), que obteve o prémio especial “por aprofundar o contexto temático” (por ter desenvolvido o tema da reutilização do cânhamo de forma profunda e abrangente).

Ambas as equipas obtiveram também o reconhecimento da Região da Sicília que, na edição 2021-2022, ofereceu pela primeira vez prémios adicionais (além dos atribuídos a nível nacional) aos alunos e professores das melhores equipas da ilha que realizaram atividades de acompanhamento cívico das intervenções realizadas com fundos europeus e nacionais na Sicília. Aqui estão as outras equipas premiadas pela Região: “Adinside” da escola secundária “Linares” em Licata (Agrigento); “Tram-formers” do Instituto “Pareto” de Palermo; “MammaHoPerso… Housing” na escola secundária “Fardella-Ximenes” em Trapani; “Hymera” do instituto “Fermi” de Licata (Ag); “Leontinoi” do Instituto “Vittorini” de Lentini (Siracusa).

Durante o encontro, o programa para a próxima edição (2022-2023) do projeto também foi ilustrado pela seleção nacional OpenCoesione. De facto, já se encontra online o anúncio do Ministério da Educação para a participação na edição 2022-2023 do projeto, destinado a todas as escolas secundárias de 1.º e 2.º anos pertencentes a qualquer endereço, que exerçam atividades de acompanhamento cívico nos territórios com base em dados sobre projectos financiados por recursos da Política de Coesão. As inscrições para a décima edição de “A Scuola di OpenCoesione” permanecerão abertas até segunda-feira, 24 de outubro de 2022.

A iniciativa “Asoc” é implementada através de várias colaborações e parcerias institucionais: entre as quais a representação em Itália da Comissão Europeia, o Ministério da Educação, o Senado da República, Istat, o Departamento da Presidência do Conselho de Ministros, além das regiões parceiras que contribuem para consolidar o número de escolas participantes nos territórios de referência. Desde o início do ano letivo 2019-2020, com o apoio da Direção-Geral da Política Regional e Urbana (Dg Regio) da Comissão Europeia, o projeto está no centro de uma experiência internacional que já envolveu 5 países da União Europeia (Bulgária, Croácia, Grécia, Portugal, Espanha).

A jornada educativa “Asoc” é dividida em várias etapas: 4 aulas em sala de aula, uma “visita cívica de acompanhamento”, a organização de um evento final para apresentar a pesquisa de acompanhamento e o envolvimento da comunidade local. O objetivo é aprofundar as características socioeconómicas, ambientais ou culturais do seu próprio território a partir de uma ou mais intervenções financiadas pelas políticas de coesão sobre um tema de interesse, verificando assim como as próprias políticas intervêm para melhorar o contexto local.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."