Nello Musumeci de Senhor Presidente a Ministro do Sul e do Mar. “Uma grande responsabilidade”

“Uma grande emoção. Uma grande satisfação, que confirma o reconhecimento do trabalho realizado nos últimos anos como Presidente da Região da Sicília. A culminação de uma vida dedicada à política”. Curtiu isso Nello Musumeci comenta a Adnkronos sobre a sua nomeação para o cargo de Ministro do Sul e do Mar. “Uma grande responsabilidade – acrescenta – que vou enfrentar com empenho e dedicação. Obrigado a Giorgia Meloni e aos outros líderes de centro-direita pela confiança que depositaram em mim. Pronto para reviver a Itália”.

Nello Musumeci Ministro do Sul e do Mar

Sua marca registrada sempre foi o cavanhaque. O que ele se preocupa muito. Em 2017, este cavanhaque também se tornou o protagonista da campanha promocional da Presidência da Região da Sicília. “A única renda que os sicilianos adoram” foi o slogan escolhido para o primeiro cartaz eleitoral, em seis cores diferentes e vários formatos. Um slogan baseado no duplo sentido da palavra “renda” evoca o programa do líder que quer favorecer a legalidade e o combate à corrupção. Há quem diga que Silvio Berlusconi uma vez lhe pediu para cortar e ele respondeu: “Nunca”. Nello Musumeci nasceu em Militello (Catania) em 1955. No governo de Meloni irá desempenhar o papel de Ministro do Sul e do Mar. Bancário, jornalista freelance, estudos universitários em Ciências da Comunicação. Católico de formação, cresceu nas fileiras da direita política em Catânia. Na Sicília, foi o primeiro presidente provincial eleito diretamente pelo povo. Durante e após a perturbadora erupção do Monte Etna em 2001, ele foi nomeado Comissário do Governo Nacional para gerenciar a emergência e a reconstrução da infraestrutura destruída no vulcão.

Musumeci, a carreira política

Por três legislaturas, foi eleito Deputado ao Parlamento, com a Aliança Nacional, no Parlamento Europeu (1994-2009). Em 2008 ingressou na Câmara Municipal de Catania, a mais votada pela cidade do Etna. Três anos depois, foi chamado para integrar o quarto governo Berlusconi, como Subsecretário de Estado do Trabalho e Política Social. Em 2012, foi eleito deputado à Assembleia Regional da Sicília, onde se tornou – por unanimidade – presidente da Comissão Parlamentar Antimáfia. Por seu constante compromisso com a legalidade, ele foi alvo de ameaças da máfia que o obrigam a viver sob vigilância por anos.

Em 2017 foi eleito Presidente da Região da Sicília

Em 2014 esteve entre os promotores do movimento político autonomista # DiventeràBellissima, com o qual em novembro de 2017 se tornou Presidente da Região da Sicília, apoiado por uma coalizão de centro-direita. Musumeci também é um dos fundadores do ISSPE, o Instituto Siciliano de Estudos Políticos e Econômicos. E ele escreveu e publicou ensaios sobre história contemporânea. Desde 2020, é Presidente da Comissão Intermediterrânea da Europa: uma assembleia que reúne cerca de cinquenta regiões de dez países diferentes: Chipre, Espanha, França, Grécia, Itália, Líbano, Malta, Portugal, Marrocos e Tunísia. A Comissão é uma expressão da Conferência das Regiões Marítimas e Periféricas.

Nomeação como Ministro

Durante os últimos meses de seu mandato como governador, não faltaram fibrilações com o presidente da Assembleia Regional da Sicília, Gianfranco Miccichè, coordenador da Forza Italia na Sicília. Então, em 4 de agosto, a decisão de renunciar foi uma surpresa. Uma decisão anunciada no Facebook. E em setembro, o anúncio da renúncia da candidatura e da candidatura ao Senado. Onde foi eleito entre os Irmãos da Itália. E agora a nomeação para o cargo de Ministro do Sul, diretamente desejado pelo primeiro-ministro Giorgia Meloni.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."