NextChem vai projetar uma nova fábrica de produção de hidrogénio verde em Sines, Portugal

A NextChem, empresa dedicada às tecnologias verdes do grupo Maire Tecnimont – ganhou um contrato de serviços de engenharia (Pre-FEED) da MadoquaPower2X – um consórcio português/holandês/dinamarquês composto pela Madoqua Renewables, CIP Energy Transition Fund e Power2X – relativo ao desenvolvimento de uma central integrada de hidrogénio renovável e amoníaco verde em Sines, Portugal.

O acordo – anuncia a empresa em nota – foi assinado na feira Gatech 2022, em Milão, na presença de Sua Excelência João Galamba, Secretário de Estado do Ambiente e Energia do Governo de Portugal.

O escopo dos serviços de engenharia inclui estudos preliminares, revisão de tecnologia e processos, análises de modularidade e logística e atividades de engenharia necessárias para os procedimentos de autorização de projetos.

MadoquaPower2X usará energia renovável e uma capacidade de eletrólise de 500 MW para produzir 50.000 toneladas de hidrogênio verde por ano que alimentará uma planta de amônia verde com capacidade de 500.000 toneladas por ano com uma redução nas emissões de CO2 de 600.000 t/ano neste primeiro Estágio.

Este é o primeiro projeto a ser implementado no futuro Centro energia e tecnologia de Sines à escala industrial, e com o objectivo de criar uma cadeia de exportação entre o porto de Sines (Portugal) e o Noroeste da Europa.

“A neutralidade carbónica até 2050 exige decisões arrojadas em investimentos sustentáveis ​​focados em objetivos climáticos e energéticos ao mesmo tempo que permitem a recuperação económica e o MadoquaPower2X em Sines é um bom exemplo disso. ao grupo Maire Tecnimont que confirma o caminho certo a seguir para atingir os objectivos traçados para a transição energética. Felicito os parceiros deste projecto pelo seu empenho e dedicação”, comentou o Secretário de Estado português João Galamba.

Alessandro Bernini, CEO do Grupo Maire Tecnimont e NextChem, acrescentou: “Estamos muito orgulhosos deste acordo com MadoquaPower2X e CIP, pois marca um projeto com um impacto significativo na economia de hidrogênio renovável na Europa. Todo o panorama energético está a mudar rapidamente e um projeto deste tipo, capaz de ligar, graças ao hidrogénio verde, o potencial renovável de Portugal com as infraestruturas energéticas do norte da Europa, é um excelente exemplo de segurança energética e sustentabilidade da Europa”.

Rogaciano Rebelo, CEO da Madoqua Renewables, disse estar satisfeito “por ter envolvido a Maire Tecnimont e a NextChem para a aceleração das fases preliminares de autorização e engenharia do nosso projeto”.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."