.. Notícias, notícias, fatos, personalidades, política de Valdinievole

No próximo sábado, 20 de maio, às 16h00 no Teatro Funaro, “Ossicini” de Manuela Capece e Davide Doro, com Francesca Tisano, em cena, uma produção do Teatro delle Briciole Solares Fondazione delle Arti que começou no outono passado em Parma e que Pistoia será apresentado pelos Teatros de Pistoia no âmbito da revista “A Infância e a Cidade”, organizada pelo Departamento de Educação e Formação do Município de Pistoia.

Um espetáculo corajoso, a primeira parte de La Trilogie du Soin, em tempos pós-pandemia talvez mais maduro para cuidar também das crianças (a encenação é recomendada para crianças de 3 a 7 anos, mas adequada para todos) temas que alargam o olhar de ” assistência médica” ao cuidado da pessoa, como um todo, com sua fragilidade. A história se inspira em Mulheres que correm com os lobos, livro cult de Clarissa Pinkola Estès, para chegar a uma escrita original, que vê o encontro entre uma garotinha e uma figura “mítica”, presente em diversas culturas, a “Loba”, a Lupa, mulher conservadora, capaz de criar ritos de renascimento, trazendo um animal de volta à vida. É um encontro inesquecível entre uma menina muito jovem e uma mulher muito velha, uma pilha de ossos espalhados aqui e ali e uma casa para encontrar. A mulher mora em um lugar escondido que todos conhecem mas poucos viram, ela parece estar esperando por aqueles que estão perdidos. Ela tem muitos nomes: a ossuda, a catadora, a velha sábia, a que sabe, mas todos a conhecem como La Loba, La Lupa. Sua única ocupação é coletar ossos, especialmente aqueles que correm o risco de serem perdidos para o mundo. Ele rasteja e percorre as montanhas e seca os leitos dos rios em busca de ossos de lobo, e quando reúne um esqueleto inteiro, quando o último osso está no lugar, então ele se senta perto do fogo e começa sua canção. Então os ossos começam a se cobrir de carne e as criaturas se cobrem de pelos, o lobo canta e dança novamente e todas as criaturas voltam à vida. O lobo abre os olhos, pula e foge.

É o percurso iniciático de uma menina que, seguindo uma dor, embarca num caminho de crescimento e assim o espectador descobre o que significa cuidar de um serzinho em transformação, de outros, do mundo.

A empresa Rodisio declara: “Achamo-nos frágeis como pequenas bagas, como cristais a serem manuseados com cuidado. Coloquemos a nossa esperança no cuidado, no cuidado da alma, dos outros, das coisas. Seja atencioso, seja atencioso. Cuide das raízes mais profundas, desse eu que aos poucos vai se formando. Cuidar de alguém, do outro, acolhê-lo, acariciá-lo para curar as feridas. Cuide do mundo em que vivemos. Deixe-se levar por esse impulso misterioso que nos leva a cuidar de alguém ou de alguma coisa. Sinta no sentido mais profundo. Tratar, cultivar, proteger, reparar, cuidar, preservar, guardar”.

Depois de espetáculos de forte impacto visual, em que os objetos foram o motor central da criação, a Compagnie Rodisio regressa à palavra, com uma obra narrativa dedicada à primeira infância.

Manuela Capece e Davide Doro, atores, roteiristas e diretores que trabalham juntos desde 1997, fundaram a Rodisio Company em 2005. São artistas associados da Fundação de Artes Teatro delle Briciole Solares. na Itália e no exterior, produz espetáculos para crianças e adolescentes, organiza e planeja pesquisas e cursos de formação para crianças, adolescentes e adultos. Seus shows são traduzidos para 10 idiomas. Desde 2005, as criações da empresa foram filmadas na Itália e no exterior, principalmente na França, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Irlanda do Norte, Suíça, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Alemanha, Suécia, Liechtenstein, Espanha, Portugal, Chipre, Lituânia, Rússia , Sérvia, Croácia, Japão, Taiwan, Coréia, Canadá, Estados Unidos.
Sua linguagem cênica se nutre do cotidiano, para trazer à tona o que há de mais surpreendente, sempre falando com ironia e leveza. Persegue com paixão uma ideia de abertura e partilha e procura o crescimento nas viagens e no contacto com diferentes línguas, culturas e públicos. Na base de sua poética está a pesquisa, reelaboração e composição de materiais coletados durante oficinas de pesquisa, exploração e formação com crianças, adolescentes, jovens e adultos, realizadas durante anos na Itália e no exterior. É justamente a partir de imagens, palavras, ideias e estímulos que emergem nesse tipo de trabalho que a companhia desenvolve seus espetáculos. A atividade teatral realizada com crianças e adolescentes torna-se então um momento fundamental e essencial no processo criativo que gera os espetáculos.

A empresa leva o nome do rodízio, um típico sistema de alimentação sul-americano. O rodízio é um local onde as pessoas se encontram, sentam-se à volta de uma mesa simples e passam a noite saboreando pequenas porções da gastronomia local em rodízio, até ficarem cheias. Continua enquanto houver.

ossos pequenos

história de coisas perdidas e encontradas
um projeto de Rodísio
por Manuela Capece e Davide Doro
com Francesca Tisano
Técnica de Silvia Baiocchi
palcos e acessórios Compagnia Rodisio, Silvia Baiocchi, Paolo Romanini
Figurinos de Patrizia Caggiati
dramaturgia musical e design de luz Davide Doro
uma produção da Fundação de Artes Teatro delle Briciole Solares
3 a 7 anos
primeiro capítulo da trilogia da cura

7 euros adultos;
5 euros menores de 14 anos

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."