Novas tecnologias da informação, alunos da Bevilacqua recebem o prefeito (foto) – MarsicaLive

Tagliacozzo. Uma sala de aula cheia de cor e vitalidade no “D. Bevilacqua” em Tagliacozzo. Esta manhã, o prefeito da cidade, Vincenzo Giovagnorio, acompanhado da vice-prefeita, Anna Mastroddi, visitou a exposição Alerta à intrusão!, criada pelos jovens alunos do grupo escolar sob a direção do corpo docente das turmas II e IV do Instituto.

A pequena galeria de arte faz parte da cadeia de projetos e-Twinning, nascida por iniciativa da Comissão Europeia em 2005 e já casada há algum tempo pelo Istituto Onnicomprensivo di Tagliacozzo, dirigido pela gestora Clementina Cervale.

O e-Twinning incentiva a colaboração entre escolas europeias através da utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC), oferecendo apoio, ferramentas e serviços a alunos e professores.

As crianças do segundo e quarto anos ilustraram aos administradores os diferentes trabalhos realizados na exposição, também em colaboração com as escolas da Grécia, Turquia e Portugal e também com a creche de Tagliacozzo. Fotos, histórias, ilustrações gráficas e 3D para explicar o uso correto da Internet, para testemunhar os lugares e características mais importantes da cidade de Tagliacozzo, para contar histórias de integração e crescimento.

“Uma maravilhosa experiência de formação para os nossos pequenos cidadãos”, disse o autarca, “O desenvolvimento da educação na Europa chave para a colaboração e integração permite que as crianças, desde cedo, desenvolvam um bom conhecimento da língua inglesa e da tecnologia, o que hoje é fundamental em todas as áreas da vida e do trabalho”. Conclui, “aplausos aos professores que acompanharam estes jovens na realização do projeto e aos próprios alunos que estão a aprender cada vez mais a cooperar entre si mesmo a nível internacional, construindo o futuro da sociedade europeia”.