O “carro solar” chegou e realmente pode rodar por meses sem recarregar

É o primeiro do gênero e pode rodar por meses sem precisar ser recarregado nos terminais do carro elétrico: o Lightyear é um verdadeiro “carro solar” que produz e consome energia cada vez que está no sol. E desde a sua primeira versão também evoluiu, até economicamente (mas ainda não é para todos)

Certamente ainda não é para todos, com um preço inatingível para muitos (pelo menos em declínio acentuado), mas é um sinal de que a tecnologia de sustentabilidade está girando rapidamente: aqui está o primeiro”carro solardo mundo, que pode ser recarregada assim que estiver no sol e que não precisa de colunas de carregamento de bateria por meses, rodando até 800 km sem parar na tomada. A empresa holandesa produz Ano luz.

Ele percorreu um longo caminho (em todos os sentidos) Ano luz: do modelo zero, que poderia custar até 240 mil euros, agora o modelo 2 parte de um preço base de 40 mil euros. Ainda não é para todos, mas a descida é um bom presságio para o primeiro carro solar a se espalhar e “se reproduzir”.

Os primeiros testes de eficiência dos painéis solares foram realizados nos países mais soalheiros (Portugal) e naqueles onde o clima é frequentemente sombrio (Holanda), abrangendo em ambos os casos uma média de 35 quilômetros por dia.

E enquanto na Holanda a máquina funcionou sem recarregar durante dois meses, em Portugal chegou a ficar sete meses sem recarregar (ou seja, aproximadamente 1.000 quilômetros percorridos com uma única carga).

Leia também: O primeiro carro elétrico do mundo movido a painéis solares está chegando em alguns meses

Lightyear 2 é um carro elétrico solar. Com um camada integrada de células solares que estendem suas viagens, você pode percorrer mais de 800 quilômetros antes de sua próxima recarga – diz o site do fabricante – Para viagens curtas e médias, o Lightyear 2 pode até você fica sem atirar. Imagine isso, sendo desconectado da rede elétrica e funcionando apenas com energia solar limpa e gratuita

Um sonho para muitos que desistem de comprar um carro elétrico por falta ou falta de colunas para recarregá-lo, tanto na cidade como em viagem. De facto, a tecnologia permite a este veículo “pedir” ao posto de carregamento três vezes menos do que um automóvel convencional normalmente necessita, graças às células solares que fornecem energia mesmo em movimento.

É claro que 40.000 euros não é exatamente o que se chama de “preço popular” e, entre outras coisas, é o preço base que – como sabemos – aumenta facilmente quando você compra um carro.

Porém, como a empresa também incentiva o uso para compartilhamento de carro e que a primeira versão poderá custar até 240.000 euros, espera-se que veículos como estes se tornem cada vez mais acessíveis, ajudando a eliminar os veículos da rua (e da produção) Emissões poluentes.

Siga-nos no Telegrama | Instagram | Facebook | TIC Tac | YouTube

Fonte: Ano luz /Lightyear/Instagram