O desafio mais difícil para Murat Yakin

Será um dos desafios mais importantes de sua carreira que Murat Yakin enfrentará na noite de quinta-feira contra a Espanha, pelo terceiro jogo da Liga das Nações. De volta de duas más atuações na República Tcheca e em Portugal, a Suíça não pode mais errar, mas terá que se reerguer – contra uma equipe também com déficit de pontos (dois empates) – das cinzas de uma defesa remendada como nunca antes . . E aqui também entram em jogo as escolhas do treinador, pois sem Akanji, Elvedi (ambos lesionados) e Schär (suspenso), o pote chora, ainda mais para um zagueiro. No meio, Cömert e Frei poderiam entrar em campo, certamente não uma garantia contra os atacantes espanhóis, com Rodríguez confinado à ala, onde provou estar com dificuldades, já que em Turim (como na seleção com Petkovic) seu papel é aquele de ala esquerda, uma defesa de três homens. Os quatro defensores representam a principal novidade trazida por Yakin e não é certo que contra os espanhóis ele queira quebrar suas convicções. O San Gallo e o capitão da seleção sub-21, Leonidas Stergiou, é muito provável que faça a seleção principal imediatamente após o último jogo dos garotos de Lustrinelli na quarta-feira na Moldávia, mas sua chegada certamente não mudará as cartas em cima da mesa.

De frente para os ibéricos, Widmer, Freuler, Okafor e Embolo devem encontrar um ponto de partida, todos deixados para descansar em Lisboa. Quatro partidas apertadas levam necessariamente a uma certa rotatividade, pois nestes primeiros jogos da Liga das Nações todos os treinadores fizeram (contra a Croácia, Didier Deschamps mudou em dez homens em relação à derrota contra a Dinamarca, mas sem dizer que a bacia francesa oferece muito mais material do que o da Suíça). Por outro lado, a Suíça terá que ser capaz de cerrar fileiras, para reencontrar esse espírito positivo que a levou a se classificar diretamente para a Copa do Mundo. Este é um trabalho que pertence a Yakin, mas para o qual o técnico precisa da ajuda dos senadores. No entanto, eles não parecem estar remando no mesmo barco – ou pelo menos na mesma direção – que o treinador de Basileia. E sem uma frente comum, a disputa com a Espanha e a minicampanha europeia deixará cicatrizes pesadas, repletas de possíveis consequências. Para o técnico, como para os jogadores.

Sub-21 fecha na Moldávia

Chiusinau será o ponto final da campanha europeia Sub-21. A equipe de Mauro Lustrinelli entrará em campo nesta quarta-feira para a última partida da fase classificatória para a Euro 23. Três pontos são impostos, tanto porque não pode ser descartada uma falha da Holanda, quanto porque a classificação continua sendo a melhor segunda. O jogo terá início às 17h50.