O futuro das academias de artes plásticas na Itália

Quem conseguiu se tornar professor em uma das academias de belas artes italianas não tem tempo a perder: o objetivo é usar o pensamento crítico e uma boa dose de responsabilidade para mudar o sistema de interiores.

Foto Romain Dancre via Unsplash

Nos últimos tempos (semanas? meses?), tenho testemunhado a estabilização nas academias italianas de muitos colegas (operadores e operadores culturais em várias funções), especialmente nos canais sociais. Com o passar do tempo, observando as inúmeras tomadas que os retratavam assinando o tão esperado “pedaço de papel”, além de sentir uma felicidade genuína pela emancipação de uma condição de incerteza sem sentido que os oprimia até então, um pensamento me surgiu cada vez mais e mais claro: é Uma oportunidade para não ser perdida.
Acredito firmemente, de facto, que este novo estatuto pode, por um lado, recompensar de alguma forma os novos professores permanentes, conscritos ou próximos de mim por nascimento, pelo esforço e empenho assumidos em períodos de média a longa precariedade da vida real em que o contratos de profissão, na maioria dos casos próximos de uma verdadeira paixão, incluíam longas listas de deveres escritos ou reais, ao passo que eram quase totalmente desprovidos de direitos fundamentais (doença, licença, maternidade/paternidade etc., e desculpem a simplificação ). Por outro lado, porém, a chegada da tão esperada confirmação do público e a tão anunciada estipulação da assinatura também deve trazer consigo um senso de responsabilidade primeiro no presente e depois no que está por vir.
O desafio, então, para as últimas gerações de incardinados poderia ser livrar-se da atitude de reclamar, de lamentar a própria condição ou de estigmatizar o existente, mirando, ao contrário, com afinco no papel obtido e na possível consequência de participar de órgãos de decisão (faculdades, conselhos, comissões), com o objetivo de modificar o sistema onde ele não atende às necessidades de ensino e pesquisa. No entanto, isso só é possível se a conscientização for acompanhada de uma abordagem operacional imediata visando a obtenção de um espaço real de ação dentro das instituições.

“Estamos atentos para não perder uma oportunidade que se apresenta agora e não sabemos quando acontecerá novamente.

O FUTURO DAS ACADEMIAS DE BELAS ARTES

O que está em jogo não é apenas a equiparação com o modelo universitário, ainda hoje longe de se concretizar plenamente na prática (e não estamos falando apenas da diferença insana de salários), mas o fato de fixar a trajetória de um modelo como inovador porque específico para o setor em questão, que não só reconhece a importância de uma tradição a ser atualizada, mas que pode oferecer a oportunidade de conhecer verdadeiro pensamento crítico e que ele é capaz de trazer os desafios do presente para o ensino e para dentro das paredes das escolas.
Em suma, tomemos estas linhas como um apelo, um desejo, um desejo (ou como uma esperança ingênua) mas tente, ninguém excluído e eu menos ainda, não procrastine novamente intervenção direta, garantimos que não perdemos uma oportunidade que se apresenta agora e não sabemos quando isso acontecerá novamente. As razões? Se os listados até agora não são suficientes, vamos fazer como esse cara disse: “Por esta, esta e esta outra razão…”.

O conteúdo continua a seguir

Cláudio Musso

Artigo publicado na Revista Arttribune #70

Se inscrever na revista Arttribune
compre o seu
inserção no próximo Arttribune

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."