“O Mediterrâneo como fonte de oportunidades”

“O Plano Nacional para o Mar vai dar respostas concretas e coordenadas aos 8-9 setores que contribuem para a economia azul”. Senhor Ministro da Proteção Civil e Política Marítima, Nello Musumeci escolheu o Fóruns Ambrosetti de Sorrento para anunciar uma iniciativa na qual técnicos de onze departamentos trabalham juntos há quatro meses. “O Pnm – acrescentou Musumeci – vai traçar as linhas mestras de todas as atividades que se desenvolvem no mar desde a construção naval, pesca e logística que contribuem significativamente para a nossa economia e, sobretudo, vivem um momento de “particular interesse pelo desenvolvimento que podem ter com as Zonas Económicas Especiais e as Zonas Logísticas Simplificadas, fruto de uma escolha precisa do Governo Meloni, que colocou o mar no centro da sua agenda política”.

E é a partir destes pilares “que devemos olhar para o Mediterrâneo não mais como uma zona fronteiriça – sublinhou Musumeci – mas como uma dobradiça fundamental para fazer da Itália, e em particular do Sul, um polo pronto para colher os frutos dos grandes investimentos feitas por alguns países, a começar pela Argélia e Marrocos”.

E por falar no Sul, o Ministro da Política Marítima recordou a necessidade de uma estratégia integrada para a actividade portuária. “É verdade – disse – que os portos individuais respondem a interesses diversos, mas também é verdade que as estratégias adotadas devem encontrar uma síntese capaz de aproveitar todas as oportunidades”.

Sim, oportunidades. Aquelas que os primeiros armadores vislumbraram quando focaram suas atenções no Mediterrâneo. “O governo – disse luigi merlo, diretor de relações institucionais do grupo MSC e presidente da Federlogistica – tenta construir uma política marítima após anos de atraso. Temos que chegar ao projeto do mar e à delimitação do nosso espaço marítimo. Esta é uma grande oportunidade para os portos do Sul: já não estamos a olhar para a Rota da Seda – sublinhou Merlo – que era de sentido único, mas temos de instituir regras comuns para toda a política marítima europeia, a Itália é a plataforma no centro do Mediterrâneo”.

Em suma, na persecução imediata de Portugal, que tem feito grandes progressos precisamente neste sector e hoje, como salientou o Ministro da Economia do Mar, António Costa Silvadisse o diretor do Corriere della Sera Luciano Fontana, “o PIB do meu país aumentou 6% em 2022 e os dados de 2023 estão em linha com o mesmo índice de crescimento”.

O livro branco no centro dos debates do Fórum Ambrosetti também colocou no centro dos debates a questão energética com a qual o governo está comprometido e na qual institutos de pesquisa e bancos trabalham incansavelmente. “A guerra na Ucrânia – disse o Ministro do Meio Ambiente Gilberto Picchetto Fratin – fez-nos descobrir que do ponto de vista energético éramos demasiado dependentes do Oriente. Temos agora uma matriz energética que coloca o nosso país numa posição central nesta questão em comparação com a Europa. E o Sul é o entroncamento para o qual o Sul vai ajudar o Norte e toda a Europa no abastecimento de energia”.

Picchetto Fratin esclareceu sua posição sobre o gasto dos fundos europeus. “Há algum tempo que defendo – disse – que o nosso país é incapaz de ter certos momentos de decisão e de trabalho. A prova é que de mais de 100 bilhões de fundos estruturais no período 2014-2020, conseguimos gastar menos da metade. Devemos ter um procedimento, o que não significa superficialidade ou leveza, mas um processo decisório certamente mais moderno, que possa encurtar prazos e que tenha segurança jurídica”.

A energia é um tema que recebe muita atenção. A Intesa Sanpaolo sempre apoiou o crescimento econômico do Sul, que representa a sétima área europeia no setor manufatureiro e abriga um quarto das cadeias produtivas do país. “Incentivamos os processos de independência energética das PME – disse Ana Roscio, Diretor Executivo de Vendas e Marketing Enterprises – nosso programa “Engine Italy Energy Transition”, que oferece linhas de financiamento dedicadas. Além disso, graças a um teto de 5 bilhões de euros, incentivamos investimentos nas Zonas Econômicas Especiais do Sul para fortalecer a competitividade de nosso sistema portuário no Mediterrâneo, mar que intercepta 20% do tráfego marítimo mundial e gerencia 27% de contêineres rotas comerciais. Por último, já apoiámos cerca de 7.000 empresas a vencerem os concursos do Pnrr, com vista a uma colaboração renovada entre os setores público e privado”.

Leia o artigo completo
no Il Mattino

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."