O mistério de Cancho Roano, eco da Atlântida

Hoje é uma planície árida e poeirenta no município de Zalamea de la Serena, na província de Badajoz, no sudoeste da Espanha, mas há 2.500 anos era o centro de comércio e culto da placa Tartessosuma misteriosa sociedade ibérica que floresceu entre os séculos IX e V aC e depois desaparecer de repente.

Falamos sobre o Sítio Arqueológico de Cancho Roanoonde a investigação contínua e as novas tecnologias tentam dar um rosto à civilização perdida e compreender o papel que desempenhou na história da Península Ibérica.

Tartessus, a civilização desapareceu no ar

Vamos voltar no tempo: Tartessus foi mencionado em textos gregos e romanos, mas devido a descrições conflitantes (e, por muito tempo, à falta de evidências arqueológicas significativas), não foi fácil para historiadores e arqueólogos modernos determinar o que era: uma cidade, um reino ou um rio?

Heródotoo historiador grego do século 5 aC. J.‑C., escreveu sobre um Cidade portuária além das Colunas de Hércules (atual Estreito de Gibraltar), levando alguns estudiosos a acreditar que Tartessos era um corpo de água e outros a imaginar que era um porto (possivelmente localizado em torno da atual Huelva, na costa sul da Espanha) .
Outras teorias, inspiradas nos escritos de Aristóteles, sustentavam que Tartessus estava lá a mítica Atlântidaembora a comunidade científica tenha rejeitado essa ideia.

Hoje, Tartessus é geralmente considerado uma civilização composta por nativos e colonizadores gregos e fenícios na Península Ibérica, uma rica civilização graças a importantes recursos metálicos e uma próspera economia comercial.
As primeiras descobertas levaram os historiadores a acreditar que a civilização estava concentrada em torno do vale de Guadalquivir na Andaluzia, mas descobertas mais recentes no Vale do Guadiana(mais a oeste, perto da fronteira da Espanha com Portugal) os fez pensar na vastidão de Tartessus: juntos eles foram identificados mais de 20 lances em toda a Espanha, incluindo três descobertas no Vale do Guadiana: Cancho Roano, Casas de Turuñuelo e La Mata.

Descobrindo o sítio arqueológico de Cancho Roano

Arqueólogos descobriram Cancho Roano em 1978: o site contém os restos mortais de três templos tartessianos construídas sucessivamente, cada uma sobre as ruínas da anterior, todas voltadas para o nascer do sol.

As paredes em adobe (mistura de barro, areia e palha secas à sombra) do templo mais recente (construído no final do século VI a.C.) delimitam onze salas e estendem-se por uma área de aproximadamente 500 metros quadrados. Mas, por razões que os arqueólogos ainda não decifraram, no final do século V aC, as pessoas que viviam aqui realizavam um ritual em que comiam animais, jogavam os restos mortais em um poço central, queimavam o templo, selavam-no com barro e depois o abandonavam. , deixando inúmeros objetos para queimar no interior, como ferramentas de ferro e joias de ouro.

A descoberta de Cancho Roano foi uma revolução na arqueologia da Península Ibérica“, ele declarou Sebastião Celestino Perezdiretor durante as escavações que duraram 23 anos e agora pesquisador científico do Instituto de Arqueologia de Mérida: em suas palavras, não apenas as paredes do local, o altar, o fosso e os artefatos estavam bem preservados apesar do incêndio, mas muitos cientistas não acreditava que tal lugar pudesse existir fora da Andaluzia, onde todas as evidências anteriores haviam sido desenterradas.

Enquanto a pesquisa arqueológica continua (o sítio de Cancho Roano está aberto ao público), os aficionados por história podem admirar instrumentos tartessianos recuperados e estatuetas de cavalos e marfim decoradas Museu Arqueológico de Badajoz a Alcazaba, uma cidadela moura do século XII situada no domínio de Málaga.

Os mistérios não resolvidos de Tartessus

Além da língua ainda em estudo, dos sacrifícios em massa e das fogueiras, o grande enigma de Tartessus é a razão pela qual de repente desapareceu cerca de 2.500 anos atrás.

Eduardo Ferrer-Albelda, professor de arqueologia da Universidade de Sevilha, destacou que, como a sociedade tartessiana era rica em metais, qualquer desaceleração no comércio poderia aumentar as tensões. “Uma crise no setor de mineração também está documentada, mas a violência deve ter desempenhado um papel significativo“, explicou.”O conluio entre a aristocracia fenícia e indígena poderia ter cessado abruptamente, tanto que se pode hipotetizar um movimento anti-fenício e anti-aristocrático entre as populações da região tartessiana.“.

Celestino Perez adota outra teoria. “O mais atual é que parece que houve um terremoto em meados do século VI aC, seguido de um tsunami que poderia ter atingido os principais portos tartésios, e que teria sido a causa da rápida queda de Tartessos.“.

A pesquisa (e os mistérios) continua.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."