O novo supercomputador europeu de classe mundial na Itália

Hoje, a Comissão, juntamente com o European Joint Computer Committee (EuroHPC JU), o Ministério Italiano da Pesquisa Universitária e o consórcio Cineca, inauguraram o Leonardo, o mais novo supercomputador da Europa, no Bologna Technopole.

Leonardo é o primeiro sistema de supercomputação do mundo desenvolvido e montado na Europa. Quando estiver totalmente operacional, terá uma capacidade computacional de quase 250 petaflops (250 milhões de cálculos por segundo). Leonardo é agora o quarto supercomputador mais poderoso do mundo, com um investimento total de 120 milhões de euros, metade dos quais vem da Comissão e a outra metade do Ministério italiano de Pesquisa Universitária e outros cinco países Euro HPC ( Áustria, Grécia, Hungria, Itália). pelo consórcio SINECA, que inclui Hungria, Eslováquia e Eslovênia).

Leonardo é o segundo supercomputador de grande escala na Europa, depois do Lumi em Kajaani, na Finlândia. Ele combina elementos de computação de alto desempenho de ponta com o uso de inteligência artificial para executar tarefas altamente complexas. Isso permitirá pesquisas sem precedentes sobre o câncer e a descoberta de medicamentos, entenderá como o cérebro humano funciona, descobrirá tecnologias de energia limpa, modelará o clima com mais precisão e ajudará a prever e monitorar mudanças climáticas, desastres naturais e pandemias.

O sistema Hipermultiplicador Leonardo aposta na sustentabilidade ambiental e está equipado com ferramentas que permitem a regulação dinâmica do consumo de energia, oferecendo assim um equilíbrio inteligente e óptimo entre poupança e eficiência energética. Além disso, sistemas de resfriamento de água são usados ​​para melhorar a eficiência energética.

A integração do computador quântico fortalece ainda mais os serviços de computação da Cineca com o Leonardo, já que a Cineca foi escolhida como veículo de hospedagem de um dos primeiros computadores quânticos.

Os próximos passos.

European Computing e desenvolvimento de uma infraestrutura de computação e dados de classe mundial, com o supercomputador Petascale Ducalion em Portugal e o terceiro supercomputador europeu Pr e-Xascale Marenostrum 5 em Espanha. continua a resolver.

Além disso, novos sites de supercomputação já foram anunciados pela EuroHPC Joint Operating Unit em junho de 2022, incluindo o primeiro site europeu em escala ex do supercomputador JUPITER, hospedado no Jülich Supercomputing Center, na Alemanha.

Em outubro de 2022, o EuroHPC JU também anunciou seis sites para hospedar computadores quânticos que serão integrados aos supercomputadores existentes.

Além disso, espera-se que um segundo supercomputador exascale europeu seja necessário em 2023, e outros supercomputadores e computadores quânticos serão desenvolvidos após 2023.

Inscrições.

CINECA é um consórcio sem fins lucrativos formado por 70 universidades italianas, 40 fundações nacionais e o Ministério da Educação, Universidade e Pesquisa; os cinco países que participam do projeto conjunto EuroHPC são Grécia, Hungria, Áustria, Eslovênia e Eslováquia.

LEONARDO junta-se aos já existentes supercomputadores EuroHPC IC (Discoverer na Bulgária, MeluXina no Luxemburgo, Vega na Eslovénia, Karolina na República Checa e LUMI na Finlândia).

A Empresa Comum Europeia de Computação de Alto Desempenho (EuroHPC JU) é um órgão jurídico e financeiro criado em 2018 para permitir que os países participantes da UE e da EuroHPC coordenem seus esforços e reúnam seus recursos com o objetivo de tornar a Europa um líder mundial em supercomputação. O documento permite que o Conselho adote as regras da EuroHPC Joint Undertaking em julho de 2021, com um investimento adicional de € 7 bilhões.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."