O projeto Erasmus “Mee to a smileing clown” terminou ao fim de três anos

Através do trabalho cooperativo e da troca de “boas práticas” de cada país, o projeto pretende contribuir para a promoção do bem-estar das pessoas

No dia 19 de maio de 2023, encerrou-se a reunião final do projeto Erasmus Plus “Eu também um palhaço sorridente” no colégio Claudio Cavalleri, no Parabiago.

Fim de Erasmo “Eu também sou um palhaço sorridente”

Ao longo destes 3 anos de intenso trabalho, nem a pandemia conseguiu diminuir o entusiasmo por este projeto, tanto que os encontros foram realizados online e assim foi possível continuar a colaboração com parceiros, professores e alunos, das escolas: IES Bendinat (Espanha), ZSE Torun (Polônia) e EPAR Lisboa (Portugal).

Organização de 5 encontros com alunos, 4 encontros entre professores e por fim várias mobilidades de 2 meses com alunos italianos, espanhóis e portugueses.

“O humor agora é considerado uma parte importante da saúde mental e física, bem como uma característica individual socialmente desejável. A palhaçaria é uma forma particular de usar o humor para promover o bem-estar das pessoas.”

Através do trabalho cooperativo e da troca de “boas práticas” de cada país, o projeto visa ajudar a promover o bem-estar das pessoas, levar sorrisos e gargalhadas a pessoas de todas as idades, reduzir as hospitalizações relacionadas com a ansiedade e todas as formas de ansiedade. Além disso, o objetivo é conscientizar os alunos sobre as particularidades e problemas relacionados ao mundo da doença de Alzheimer, trissomia 21, autismo e isolamento das pessoas em nossa sociedade, doenças de longa duração crianças.

Continuar o trabalho iniciado

Será importante dar continuidade ao trabalho iniciado e entrar em contacto com realidades muitas vezes desconhecidas da maioria dos alunos (cada vez mais envolvidos num mundo caracterizado pela utilização das redes sociais e da tecnologia). Desta forma, puderam integrar a sua realidade com a de outras com experiência na promoção da cidadania ativa e do voluntariado.

Agradecemos também a RSA “Casa del Nonno” de Parabiago com quem compartilhamos momentos muito intensos durante nossos encontros de quarta-feira à tarde com os convidados e nossos alunos.
Gostaríamos de agradecer às associações que nos ajudaram nesse caminho: Fondazione Dottor Sorriso ONLUS (Rodrigo Morganti), Le Compagnie Malviste (Alvise Campostrini), VIP Verbano Onlus, Vivi Down ONLUS, Hikikomori coop. ONLUS (Valentina Di Liberto), Castoro Sport

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."