O WWF criou um tipo de letra que desaparece com o tempo para chamar a atenção para a extinção de espécies

O WWF lançou uma forte iniciativa para chamar a atenção para a extinção que afeta cada vez mais espécies animais

Cada dia mais espécies de animais eles estão indo em direção extinção. A fim de sensibilizar o público para esta questão importante e dramática, o WWF Portugal e o Jardim Zoológico de Lisboa uniram forças.

Eles realmente apresentaram um novo fonte que desaparece com o tempo, assim como acontece com certas espécies animais. Criado em colaboração com a BAR Ogilvy, o tipo de letra em perigo foi lançado em 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade.

Cada letra corresponde a uma das espécies

O objetivo inicial deste projeto único era ilustrar a dura realidade do chamado Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. Esta famosa lista contém nada menos que 42.100 espécies ameaçadasincluindo onças, chitas, elefantes selvagens, bonobos e gatos de areia, para citar apenas alguns.

Portanto, foi elaborada uma lista em ordem alfabética na qual cada letra corresponde a uma das espécies. Então, para dar mais força à mensagem que você deseja transmitir, conforme o número de espécies diminui, a letra desaparece proporcionalmente.

Diante do entusiasmo e da importância da tecnologia digital em nosso cotidiano, a ONG quis oferecer algo que as pessoas não podiam ignorar. A WWF espera assim alertar para a enorme consequências das mudanças climáticas para os animaismuitas vezes ignorados, e nas repercussões que essas extinções podem ter na humanidade.

Um site ad hoc também foi criado

A associação – que já se tinha distinguido no passado por projetos deste género, por exemplo ao dar vida a puzzles com tantas peças quantos os animais – criou um site específico theendangeredtypeface.com para divulgar ainda mais sua iniciativa também na web.

A página, deliberadamente preta como sinal de luto pelo que está acontecendo, abre com esta mensagem dura, mas terrivelmente verdadeira, explicando o objetivo da campanha:

Estamos diante do sexto extinção em massa.

Terra está perdendo biodiversidade a um ritmo alarmante e cada vez mais espécies animais estão ameaçadas de extinção.

Extinction Typeface é um tipo de letra diretamente ligado ao banco de dados RED LIST, que classifica o status global de extinção de todas as espécies do planeta.

Cada letra representa um animal. Quanto menos indivíduos houver, mais a carta desaparece.

Juntos podemos escrever outra história.

Siga-nos no Telegrama | Instagram | Facebook | TIC Tac | YouTube

Fonte: WWF

Você também pode estar interessado em:

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."