Papa Francisco: encontro com os membros da Scholas Occurrentes

O Papa visitou esta tarde o Pontifício Instituto Patrístico “Augustinianum”, por ocasião do último dia do primeiro Congresso Mundial das “Cidades Ecoeducativas”, que se realiza em Roma de 23 a 25 de maio. O evento, organizado pelo movimento Scholas Occurrentes e pelo Banco Latino-Americano de Desenvolvimento (CAF), reuniu 50 prefeitos de diferentes cidades do mundo que receberam capacitação para poder aplicar o conhecimento em seus territórios, em continuidade à experiência de ” Laudato si’ Giovani”, promovido por Scholas no ano passado. Os prefeitos latino-americanos que participaram – lê-se em nota – são da Argentina, Brasil, México, Chile, Colômbia, Uruguai, Paraguai, Peru, Costa Rica, Trinidad e Tobago, Equador, Panamá e Venezuela. Quanto à Europa, estiveram presentes autarcas de Portugal. Durante a cerimônia de encerramento, o papa foi surpreendido por uma conexão ao vivo com uma casa de repouso em Granada, um dos lugares onde o movimento Scholas realiza o programa global “Estar juntos”, que começou durante a pandemia, respondendo ao apelo de Francisco para unidade intergeracional. Antes que o link terminasse, os membros do Scholas entregaram a ele um artefato, chamado “Reviviário”, no qual Francesco escreveu parte de sua história em um pedaço de papel e o inseriu dentro, para que ele continue circulando com sua história. Não faltou interação com a comunidade argentina, relembrando a origem de Scholas com o Arcebispo de Buenos Aires Jorge Bergoglio, como uma resposta educativa à crise política, social e econômica de 2001, uma oportunidade para destacar a importância da cidadania a participação de jovens e adolescentes como antídoto contra rachaduras e antipolítica. Primeiramente, o Santo Padre abençoou e inaugurou a nova sede da Universidade de Buenos Aires, localizada no edifício Scholas, no Bairro 31. Ao final do evento, os prefeitos apresentaram suas conclusões ao Papa Francisco, após treinamento de 3 dias sobre o termo “ecologia integral”, no centro da Laudato si’ Ao final da visita, depois de saudar os presentes, o Santo Padre voltou ao Vaticano.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."